Música e teatro

aproximações e afastamentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i02.45412

Palavras-chave:

Música e teatro, Mousikè, Coro cênico, Polifonia, Musicalidade

Resumo

O artigo propõe reflexões sobre as relações existentes entre a música e o teatro. Discorre sobre sua origem comum nos rituais do homem primitivo e na prática da mousikè, pelo coro da antiguidade clássica. Ressalta seu posterior afastamento decorrente de uma visão cartesiana da arte ocidental, que ainda hoje se faz presente na prática e formação dos artistas cênicos. O texto aponta para as noções de polifonia e de musicalidade como alicerces de uma experiência cênica que abarque a multiplicidade de vozes operadas por atores em cena, de modo a superar fronteiras entre as linguagens. 

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Biografia do Autor

Bianco de Souza Marques, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Ator, músico, preparador vocal e compositor. Mestre em Artes-Cênicas pela UNIRIO (2022), licenciado em música pelo Centro Universitário de Barra Mansa (2015) e ator formado pelo Conservatório de Tatuí/SP (2008). Fundador e integrante do Coletivo Sala Preta. Professor de artes no município de Volta Redonda. É músico amador tocando piano, flauta, violão e percussão. Cria musicalmente também por meios digitais (DAWs).

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Publicado

31-12-2022

Como Citar

Marques, B. de S. (2022). Música e teatro: aproximações e afastamentos. Voz E Cena, 3(02), 204–220. https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i02.45412

Edição

Seção

Dossiê Temático - Artigos

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