Conversas de Warung
Lawar Kambing com I Nyoman Kariasa
Palavras-chave:
Gamelan, Bali, Drama-dança, Danças balinesasResumo
I Nyoman Kariasa (49 anos) é músico e professor do curso de graduação em música do Institut Seni Indonesia - Denpasar (Instituto de Artes da Indonésia - Denpasar). Nascido no vilarejo de Pinda, na regência de Gianyar, Kader, como é conhecido em seu vilarejo e na comunidade acadêmica, é líder e integrante do grupo de gamelan semar pengulingan chamado Pinda Sari (Essência de Pinda). Kariasa leciona música tradicional balinesa também aos estudantes estrangeiros do Darmasiswa Scholarship Program (Programa de Bolsa Darmasiswa) - iniciativa do Ministério da Educação da Indonésia que permite que alunos de vários países estudem cultura e idioma local, por um período de um ano, em diferentes universidades espalhadas pelo arquipélago indonésio. Kariasa possui experiência internacional lecionando em universidades dos Estados Unidos.
Downloads
Métricas
Referências
BALLINGER, Rucina; DIBIA, I Wayan. Balinese dance, drama & music: a guide to the performing arts of Bali. Singapore: Tuttle Publishings, 2004.
BANDEM, I Made. Ensiklopedi Gambelan Bali. Denpasar: Akademi Seni Tari Indonesia Denpasar, 1983.
BANDEM, I Made; DEBOER, Frederik Eugene. Balinese dance in transition: Kaja and Kelod. Singapore: Oxford University Press (2nd ed), 1995.
DIBIA, I Wayan. Taksu: In and Beyond the Arts. Denpasar: Wayan Geria Foundation, 2012.
GOLD, Lisa. Music in Bali: Experiencing Music, Expressing Culture. New York: Oxford University Press, 2005.
SUGIARTHA, I Gede Arya. Balinese Dance and Music in Relation to Hinduism. SPAFA Journal, 2. Doi: 10.26721/spafajournal.V2i0.564. 2018.
TENZER, Michael. Balinese Gamelan Music. Singapore: Tuttle Publishing, 2011
ZOETE, Beryl de; SPIES, Walter. Dance and Drama in Bali. Singapore: Oxford University Press, 1986.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2022 Voz e Cena

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Recomendamos que todos os autores consultem as diretrizes do Comittee on Publication Ethics(COPE) antes de submeterem textos à avaliação:
- COPE Ethical Guidelines for Peer Reviewers
http://publicationethics.org/files/Ethical_guidelines_for_peer_reviewers_0.pdf
- Guidelines on Good Publication Practice
http://publicationethics.org/files/u7141/1999pdf13.pdf
- How to handle authorship disputes: a guide for new researchers
http://publicationethics.org/files/2003pdf12_0.pdf
Detecção de plágio
https://www.ithenticate.com/
https://copyspider.com.br/
http://www.plagium.com/
http://www.plagiarismcombat.com/
http://plagiarisma.net/pt/
http://www.duplichecker.com/
http://www.plagiarismchecker.com/help-teachers.php
http://www.plagscan.com/plagiarism-check/
http://plagiarismdetector.net/
Para maiores informações, verifique o Estatuto da Revista Voz e Cena.