Poética da Escuta
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v1i01.31599Palavras-chave:
Escuta, Vocalidade, Sonoridade, Arte Radiofônica, Poética da EscutaResumo
O presente trabalho estuda as possibilidades da escuta como geradora de criação artística. Para tanto concebe a noção de Poética da Escuta. Por Poética da Escuta, entende a concepção da forma artística sonora que nasce da disponibilidade da escuta como estado que legitima o outro e que constitui a vocalidade como presença corpórea e inequívoca. Poética que reverbera a percepção dos modos de escuta sensível e ativa. E revela o som e o silêncio como acontecimentos no entre do dizer e ouvir. Discute a cena, a vocalidade, a peça radiofônica e as paisagens sonoras como células para vislumbrar corpo, sonoridade e escuta. Referencia-se nos pensamentos de John Cage, Paul Zumthor e Antonin Artaud entre outros.
Downloads
Métricas
Referências
ARNHEIM, Rudolf. Estética Radiofónica. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 1980.
ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Mas Limonad, 1984.
ARTAUD, Antonin. Para acabar com o julgamento de Deus. In: ARTAUD, Antonin. Escritos de Antonin Artaud. Porto Alegre: L&PM, 2019.
BACHELARD, Gaston. A poética do devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 1990.
CALVINO, Italo. Um rei à escuta. In: CALVINO, Italo. Sob o sol-jaguar. São Paulo: Cia. das Letras, 1995.
HELLER, Alberto Andrés. John Cage e a Poética do Silêncio. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2011.
KLIPPERT, Werner. Elementos da linguagem radiofônica. In: SPERBER, George Bernard. Introdução a Peça Radiofônica. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1980.
MATURANA, Humberto. Transdisciplinaridade e Cognição. In: BASARAB, Nicolescu et al. Educação e Transdisciplinaridade. Brasília: Edições UNESCO, 2000.
NOVARINA, Valère. Diante da Palavra. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2003.
PAZ, Octavio. O arco e a lira. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 1982.
SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Ed. UNESP, 1991.
ZUMTHOR, Paul. A Letra e a Voz. São Paulo: Cia. Das Letras, 1993.
ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Voz e Cena

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Recomendamos que todos os autores consultem as diretrizes do Comittee on Publication Ethics(COPE) antes de submeterem textos à avaliação:
- COPE Ethical Guidelines for Peer Reviewers
http://publicationethics.org/files/Ethical_guidelines_for_peer_reviewers_0.pdf
- Guidelines on Good Publication Practice
http://publicationethics.org/files/u7141/1999pdf13.pdf
- How to handle authorship disputes: a guide for new researchers
http://publicationethics.org/files/2003pdf12_0.pdf
Detecção de plágio
https://www.ithenticate.com/
https://copyspider.com.br/
http://www.plagium.com/
http://www.plagiarismcombat.com/
http://plagiarisma.net/pt/
http://www.duplichecker.com/
http://www.plagiarismchecker.com/help-teachers.php
http://www.plagscan.com/plagiarism-check/
http://plagiarismdetector.net/
Para maiores informações, verifique o Estatuto da Revista Voz e Cena.