ISSO DAQUI NINGUÉM ME TIRA

RELAÇÕES DE RAÇA E GÊNERO POR MEIO DO COMPARTILHAMENTO DE TRAJETÓRIAS

Autores

  • Caio Morais Sena

Palavras-chave:

Raça, Gênero, Educação de Jovens e Adultos, Trajetórias

Resumo

O artigo discorre sobre questões de raça e gênero e objetiva analisar, por meio de um relato de experiência de uma aluna do Centro Pedagógico da UFMG [1] durante uma aula de Sociologia, as emergências do debate em sala de aula sobre as estruturas históricas e sociais brasileiras. O relato e o processo de aprendizagem professor-aluno foram descritos por meio de Diário de campo e servem de material para este trabalho. Além disso, foram utilizados três obras de três autores base para a escrita e método de análise do artigo, sendo eles: “A mulher na sociedade de classes” de Heleieth Saffoti (1976),“A Elite do atraso: da escravidão à Lava Jato” de Jessé Souza (2017) e “Racismo e sexismo na cultura brasileira” deLélia Gonzales (1984). Assim, com a ferramenta construída com os estudantes, o compartilhamento de trajetórias, novos caminhos pedagógicos e reflexões são apresentadas à disciplina de Ciências Sociais ao trabalhar os temas pautados junto à Educação de Jovens e Adultos.

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Referências

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Publicado

26-01-2021

Como Citar

Morais Sena, C. (2021). ISSO DAQUI NINGUÉM ME TIRA: RELAÇÕES DE RAÇA E GÊNERO POR MEIO DO COMPARTILHAMENTO DE TRAJETÓRIAS. Revista Textos Graduados, 7(1), 142–152. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/tg/article/view/36213