Política Editorial de Ética e Boas Práticas na Publicação
Deveres da(o) Editor(a)
Seleção de manuscritos
- A(o) editor(a) é responsável e possui a autoridade para rejeitar/aceitar artigos, resenhas e ensaios, tendo como base sua originalidade, importância e relevância, considerando também o objetivo e público-alvo da revista.
Garantia da qualidade da revista
- A(o) editor(a) é responsável por dialogar com o conselho editorial e consultivo acerca das políticas da revista, com o intuito conferir mais qualidade para a revista.
- A(o) editor(a) é responsável por publicar condições, normas e diretrizes para submissões, na homepage da revista. Tais condições são regularmente avaliadas e atualizadas, considerando as mudanças feitas pelas associações de normas técnicas. Ainda, essas diretrizes devem informar sobre todos os estágios de avaliação dos artigos, resenhas e ensaios, desde a submissão, até a publicação.
Atendimento da necessidade de leitoras(es) e autoras(es)
- A(o) editor(a) é responsável por suprir as necessidades de leitoras(es) e autoras(es), visando melhor a revista, garantir a qualidade dos manuscritos publicados, manter o acervo e a memória do periódico e publicar correções, esclarecimentos, retratações e pedidos de desculpas, se necessário for.
Atuação transparente e justa
- A(o) editor(a) é responsável por atuar de maneira transparente e justa, sem discriminar nenhum(a) autor(a) em razão de raça/cor, gênero, identidade de gênero, orientação afetivo-sexual, religião, crenças políticas e origem étnica ou geográfica.
- A(o) editor(a) é responsável por garantir mecanismos de confidencialidade a todos os processos de submissão, enviando manuscritos sem nenhuma identificação da(o) autora(o) às(aos) pareceristas que, por sua vez, terão seu anonimato preservado.
- A(o) editor(a) é responsável por conduzir submissões de dossiês temáticos e números especiais como qualquer outra submissão, que serão consideradas e aceitas por seu mérito acadêmico, originalidade, importância e relevância, sem qualquer influência pessoal.
- Em caso de suspeita de má conduta, por submissões no prelos ou submissões de manuscritos que já foram publicados em outro local, seguir às orientações da COPE (Committee on Publication Ethics) e as estipuladas pela Comissão de Integridade na Atividade Científica do CNPq, disponíveis em: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/composicao/comissao-de-integridade/diretrizes, garantindo às(aos) autores direito à resposta e à defesa.
- Em casos de má conduta, reserva-se o direito do (a) editor(a) de enviar uma carta ao autor(a) ou revisor(a) informando o ocorrido, no objetivo de educar sobre o ocorrido, como um aviso para comportamentos futuros.
Deveres das(os) pareceristas
Atuação com honestidade, cordialidade e ética
- As(os) pareceristas são responsáveis por se atentar a eventuais conflitos de interesse, em relação à pesquisa e as agências de fomento dos artigos, resenhas ou ensaios e, se necessário, renunciar a indicação de seu nome para avaliação do manuscrito submetido.
- As(os) pareceristas são responsáveis por revisar artigos, resenhas e ensaios de maneira objetiva e construtiva, evitando comentários desrespeitosos e ofensivos, dentro do prazo estipulado pela(o) editor(a). Em caso de não retorno da(o) parecerista dentro do prazo, o manuscrito será avaliado por outra(o) parecerista.
- As(os) pareceristas são responsáveis por alertar a(o) editor(a) sobre conteúdo já publicado em outro local ou conteúdo similar submetido em outro periódico. Obs.: a revista utiliza o software CopySpider para detecção de plágio. O limite de aceite da Revista em relação à indicação de plágio é de 3%. Ultrapassando este limite o manuscrito será automaticamente reprovado e não será enviado para avaliação de parecerista.
Manutenção da confidencialidade
- As(os) pareceristas são responsáveis por manter a confidencialidade das informações recebidas pela(o) editor(a) ou autor(a).
- As(os) pareceristas se comprometem a não usar informações obtidas no processo de avaliação do manuscrito como benefício para si ou para outra pessoa ou organização. Não usar tampouco para gerar desvantagem ou desacreditar outras pessoas.
Deveres das(os) Autores
Conhecer e seguir as normas de publicação de manuscritos
- Os autores são responsáveis por ler e seguir as normas da Revista, de apresentação de manuscritos, disponíveis em: https://periodicos.unb.br/index.php/tg/about/submissions. Do mesmo modo, cabe aos autores terem conhecimento e consentimento quanto às regras da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Originalidade e Plágio
- Os autores devem assegurar que suas obras sejam completamente originais. Seus trabalhos devem ser inéditos, isto é, que não tenham sido publicados previamente de forma integral ou parcial. Em caso de utilização de trabalhos e/ou palavras de outros autores, eles devem ser propriamente referenciados. Plágio em todas as suas formas constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável.
Publicações múltiplas, redundantes ou concorrentes
- Os autores, em geral, não devem publicar manuscritos que descrevem essencialmente a mesma pesquisa em mais de um periódico. Submeter o mesmo artigo em mais de uma revista simultaneamente, sem consentimento da equipe editorial, se configura como uma comportamento antiético de publicação e inaceitável.
Reconhecimento de Fontes
- O reconhecimento apropriado deve ser creditado sempre. Os autores devem citar as publicações influentes na elaboração do artigo submetido. As informações obtidas em caráter privado, tais como conversas, correspondências ou discussões com terceiros, não devem ser utilizadas sem autorização explícita e por escrito da fonte. Informações obtidas de natureza confidencial, como manuscritos ou pedidos de subvenção, não devem ser utilizadas sem autorização expressa e por escrito de seus respectivos autores. Quando necessário, enviar permissões para uso, reprodução e publicação de gráficos, mapas, diagramas, fotografias, etc.
Autoria do Artigo
- A autoria deve ser reservada unicamente a quem fez uma contribuição significativa para a concepção do projeto, execução ou à interpretação da redação apresentada. A condição de coautoria fica para aqueles que fizeram contribuições substanciais. Todos aqueles designados como autores devem atender a todos os critérios para a autoria. Outros que tenham participado em certos aspectos substantivos do projeto, mas não cumprem os critérios de autoria, devem ser reconhecidos como colaboradores nos agradecimentos. O autor principal deve assegurar que todos os coautores estejam devidamente incluídos no artigo e que todos analisaram e aprovaram a versão final do documento e concordaram na submissão à revista.
Divulgação e Conflitos de Interesses
- Os autores devem comunicar em seus manuscritos qualquer conflito de interesse, seja financeiro ou de outra ordem, que representa uma possível influência na interpretação ou nos resultados de seus artigos. Todas as fontes de apoio financeiro para o projeto devem ser divulgadas.
Informar casos de má conduta:
- Em casos de onde ocorra uma falta de compreensão ou não aplicação de padrões de comportamento aceitáveis, os autores têm o direito de enviar uma carta alertando sobre a má conduta como um aviso para futuros comportamentos.
Sobre o uso de de Inteligência Artificial (IA)
- A Textos adota o posicionamento do COPE, entendendo que:
- Ferramentas de IA não são qualificadas como autores e, portanto, não têm autoria sobre o conteúdo publicado. Em vista de serem consideradas entidades não-legais são incapazes de responderem por questões de conflito de interesse, licenças e direitos autorais.
- Os autores que utilizaram de ferramentas de IA na produção de texto ou de conteúdo midiático em seus trabalhos devem indicar como e qual ferramenta foi utilizada. Serão aceitos, em casos de produção de texto, ferramentas utilizadas para correções textuais, gramaticais ou de tradução.
- Os autores têm total responsabilidade pelo conteúdo submetido, incluindo as partes produzidas por ferramentas IA e, portanto, devem assegurar que essas estão de acordo com as normas de ética da Revista.
(texto original: https://publicationethics.org/cope-position-statements/ai-author)
Em decorrência disso, a Revista Textos se reserva o direito de recusar ou contatar em qualquer etapa do processo editorial o autor principal a fim de obter esclarecimentos quando julgar adequado, bem como interromper o processo editorial no caso de constatação de infringência às diretrizes citadas acima.