Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição deve ser original e inédita, e não deve estar sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências devem ser informadas quando possível.
  • O texto deve estar em espaçamento simples; usar uma fonte de 12-pontos; empregar itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL);
  • O texto precisa seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.

Diretrizes para Autores

  1. CONSIDERAÇÕES GERAIS PARA A SUBMISSÃO DE CONTRIBUIÇÕES

1.1. A Revista Textos Graduados publicará entre sete e doze artigos, até duas resenhas (uma resenha de livro e outra fílmica), até dois ensaios (um ensaio textual e outro fotográfico), até um relatório de pesquisa e até uma entrevista, a cada edição. Esse limite pode ser alterado a critério do Comitê Editorial.

1.2. Somente serão aceitas produções na área de Ciências Sociais e Afins realizados por alunos/as de graduação. Dessa forma, excluem-se do conjunto de potenciais autores/as os pós-graduandos/as e já formados/as (com exceção dos recém-formados que, se graduados há menos de um ano completo, ainda podem encaminhar uma submissão), a não ser que estejam cursando outra graduação. Tendo em vista que o processo editorial pode demandar um longo tempo, essas especificações são somente para o envio dos trabalhos. Uma vez no fluxo editorial, os/as autores/as podem ter vínculos finalizados com a graduação.

1.3. Os/As autores/as devem encaminhar junto à submissão, obrigatoriamente, uma cópia digital de ofício datado comprovando serem estudantes de graduação para o e-mail: textosgraduados@gmail.com.

1.4. Os artigos podem possuir no máximo 5 (cinco) autores. Não é permitido a co-autoria com professores ou pós-graduandos, com exceção para trabalhos de conclusão de curso.

1.5. Os conteúdos emitidos em trabalhos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus/as autores/as.

1.6. Ao enviar o trabalho para ser avaliado pelo Conselho Editorial e/ou pelo corpo de pareceristas, o/a autor/a automaticamente concorda com a publicação de seu texto, sem qualquer ônus para os editores/as, uma vez que a Revista Textos Graduados é gratuita e não remunera de forma alguma seus/as colaboradores/as. Caso o/a autor/a tenha interesse em republicar seu artigo futuramente em coletâneas impressas ou eletrônicas, deverá indicar à Revista Textos Graduados - e ao referido hipervínculo - como edição original (Exemplo: "Artigo originalmente publicado na Revista Textos Graduados, Volume XX, Nº X, Ano XX, etc”).

1.7. O Conselho Editorial e/ou o corpo de pareceristas se reserva o direito de recusar os trabalhos que não atendam as normas de formatação estabelecidas ou que, mediante consulta ao Conselho Editorial, sejam considerados inadequados à proposta e aos intuitos da revista. O/A autor/a será comunicado por e-mail sobre a situação do trabalho, seja aceito sem restrições, aceito com sugestão de alterações ou recusado.

1.8. Caso a quantidade de resenhas e artigos aprovados seja superior ao número máximo de trabalhos previstos para serem publicados a cada edição, os artigos que forem aprovados serão automaticamente publicados, quando possível, no número seguinte, e seus/as autores/as, devidamente comunicados/as. A ordem de publicação está sujeita a remanejamentos eventuais conforme critério da Equipe Editorial.

  1. SUBMISSÕES DE TRABALHOS E RECOMENDAÇÕES GERAIS

A Revista Textos Graduados demanda de seus colaboradores que enviem seus trabalhos (artigos, resenhas e outros) em conformidade com as seguintes normas:

2.1. Feita a primeira submissão no site, é obrigatório o envio da mesma por e-mail, conforme as seguintes instruções:

No campo “contato”: textosgraduados@gmail.com.

No campo “assunto”: Submissão de [Adicione o modelo do trabalho: {Artigo, Resenha, Resenha Fílmica, Ensaio, Ensaio Fotográfico, Relatório de Pesquisa ou e Entrevista}.

No corpo do texto: adicionar vínculo institucional dos/as autores/as.

2.2. Para que os/as pareceristas não tenham acesso à identidade dos/as autores/as, não deverão constar os nomes dos autores/as ou os nomes de seus/as orientadores/as no corpo do texto. Estes dados deverão ser incluídos apenas na capa.

2.3. O e-mail enviado deverá ter 2 (dois) anexos:

2.3.1. Anexo 1. Trabalho: o documento deve constar como nome do arquivo Word, o título do artigo, sem seu subtítulo após .doc.

Obs: Para detalhes sobre a estrutura interna do artigo, consultar a seção “Normas e orientações para formatação” mais abaixo.

2.3.2. Anexo 2. Capa do trabalho: Preencher o modelo disponível no link abaixo e enviar o arquivo em formato Word com o nome “Capa [Título do Artigo]” (ver exemplo abaixo):

Segue o modelo de capa para artigos/ensaios/resenhas/resenhas filmícas: https://drive.google.com/open?id=19lMIBfaAZZ5_hB3AZAmJDtD3KAOel6D7

2.4. Pedimos encarecidamente que leiam as normas de submissão com atenção, para que os trabalhos não sejam enviados com erros. Se forem identificados erros referentes às normas de submissão, será solicitada a ressubmissão do trabalho. A Revista aceitará apenas o limite máximo de 1 ressubmissão por trabalho.

  1. NORMAS E ORIENTAÇÕES PARA FORMATAÇÃO

3.1. Mínimo e máximo de páginas:

3.1.1. Os textos deverão, necessariamente, ter:

Artigo: mínimo de 10 (dez) e máximo de 20 (vinte) laudas completas (sem contar com a capa, referências e notas).

Resenhas: mínimo de 03 (três) e máximo de 05 (cinco) laudas completas (sem contar com a capa, referências e notas).

Ensaio textual: mínimo de 05 (cinco) e máximo de 10 (dez) laudas completas (sem contar com a capa, referências e notas).

Relatório final de pesquisa: mínimo de 10 (dez) e máximo de 20 (vinte) laudas completas (sem contar com a capa, referências e notas).

Entrevista: mínimo de 07 (sete) e máximo de 15 (quinze) laudas. Esta deve acompanhar nome da pessoa entrevistada e da entrevistadora, assim como de autorização da primeira para a publicação do conteúdo. Deverá constar uma apresentação, de até uma lauda, da pessoa entrevistada e de sua obra e por fim, o bloco de perguntas realizadas para anexo. Para essa modalidade, o/a autor/a deverá preencher o modelo de autorização para a publicação da revista disponível em: https://drive.google.com/open?id=19lMIBfaAZZ5_hB3AZAmJDtD3KAOel6D7

Ensaio imagético: 01 (uma) lauda com texto de apoio referente ao ensaio imagético apresentado. Cabe pontuar que este ensaio imagético pode ser tanto com fotografias, ilustrações, quadrinhos, entre outros. No caso da quantidade de imagens, devem ser enviadas até 10 imagens com uma descrição referente à  sua respectiva ordem de apresentação.

Carta à  Editora: mínimo de 05 (cinco) e máximo de 10 (dez) laudas completas. Essa modalidade tem sido adotada pela revista há algumas edições e consiste numa espécie de Relato, mais especificamente um relato destinado à Editora da Revista. Estabelece-se um debate e uma análise mais livre sobre determinado tema.

Obs: Lauda = cada uma das faces/lados de uma folha de papel.

Importante: No anexo 1, que contém o artigo completo, vale ressaltar que os resumos e palavras-chave nos dois idiomas devem vir imediatamente seguidos pelo texto. Destacamos isso pois não é permitido colocar um resumo por página sozinho, isso atrapalha na contagem das páginas dos trabalhos.

3.2. Normas específicas para resenhas:

3.2.1. No caso de resenhas, os livros resenhados deverão ter lançamento recente (menos de 10 anos), mas ainda relevantes para as discussões das Ciências Sociais e Afins (como, por exemplo, obras raras tornadas públicas recentemente). No caso de filmes (longa-metragens), está liberada a escolha de qualquer gênero, país ou diretor/a desde que sejam filmes lançados há menos de 10 anos.

     3.2.2. A Revista Textos Graduados privilegiará a publicação de resenhas críticas, ou seja, aquelas que não consistam apenas em um resumo do texto ou do filme, mas que contenham ainda comentários sobre a obra e reflexões originais do/a autor/a sobre o tema abordado.

3.3. Formatação geral do documento: os trabalhos devem ser apresentados de modo legível. A formatação do artigo deve ser feita de acordo com as normas ABNT.:

Entrelinhamento: uma linha e meia (1,5). Exceto as referências bibliográficas e as notas, que devem ter espaço de uma linha (1,0).

Espaçamento (antes e depois dos parágrafos): 6 pt.

Alinhamento: justificado.

Obs: para efeito de alinhamento, não devem ser usadas barras, travessões, hífens, asteriscos e outros sinais gráficos na margem lateral direita do texto, que não deve apresentar saliências e reentrâncias.

Fonte: Times New Roman, tamanho 12.

Margens: 3 cm inferior e direita; 2 cm superior e esquerda.

Grifos:

Aspas (“ ”): apenas para metáforas, transcrições e citações.

Negrito: somente para títulos de capítulos, tópicos, tabelas e gráficos.

Sublinhado: jamais é utilizado.

Itálico: palavras estrangeiras, títulos de livros, jornais, artigos, teses etc., quando aparecerem no corpo do texto. Apenas muito excepcionalmente o itálico deve ser usado para ressaltar palavras e expressões ”” sugerimos, no entanto, que esse artifício seja evitado.

Numeração das páginas do documento: Por motivos internos de editoração, a Revista Textos Graduados solicita aos/às autores/as que NÃO insiram os números das páginas nos arquivos de texto enviados para avaliação.

3.4. Estrutura interna do artigo - nesta sequência:

Título do artigo em português em caixa alta

Resumo do texto em português

Palavras-chave em português

Título do artigo em inglês ou espanhol (Article's Title) em caixa alta

Resumo do texto em inglês ou espanhol (Abstract)

Palavras-chave em inglês ou espanhol (Key Words)

Introdução

Desenvolvimento [Seções 1, 2, 3... n]

Conclusão

Listas (caso existam)

Anexos (caso existam)

Notas

Referências bibliográficas.

3.5. O resumo deve ser em português e em mais um idioma a escolha do autor, seja em inglês ou espanhol. Redigido pelo/a próprio/a autor/a do trabalho, o resumo deve ser a síntese dos pontos relevantes do texto, em linguagem clara, concisa e direta. Deve ressaltar o objetivo, o resultado e as conclusões do trabalho, assim como o método e a técnica empregados em sua elaboração. O resumo precede o texto e deve conter entre 5 (cinco) e 8 (oito) linhas. Após o resumo, o/a autor/a deve elencar ainda as palavras-chave (no máximo 5) que sintetizem a temática geral do texto.

     3.5.1 No caso da versão em inglês/espanhol do resumo (Abstract) e das palavras-chave (Key Words), o Comitê Editorial está autorizado a realizar modificações, caso não estejam de acordo com os critérios gramaticais e semânticos do idioma.

Importante: É essencial que o/a autor/a elabore um resumo de qualidade, pois nossos procedimentos internos de editoração preveem que enviemos ao/à potencial parecerista primeiramente uma mensagem eletrônica contendo apenas o resumo do artigo. Assim, apresentamos ao nosso correspondente a temática do trabalho a ser avaliado, indagando ao potencial parecerista se ele/a estaria habilitado/a e/ou disposto/a a colaborar. Somente mediante uma resposta afirmativa, enviamos o texto integral ao/à avaliador/a. Adotamos essa metodologia para preservar a integridade da contribuição inédita confiada ao Comitê Editorial.

3.6. Texto: Como todos os trabalhos científicos, a organização do texto deve obedecer a uma sequência – ou seja, introdução, desenvolvimento e conclusão –, dividindo-se em seções conforme a natureza do assunto. Embora não seja uma estrutura rígida, recomenda-se, devido a seu uso amplamente difundido, a referida composição textual usual.

3.7. Anexos e apêndices: os Anexos são partes integrantes do texto, mas destacados deste para evitar descontinuidade na sequência lógica das ideias. Constituem suportes elucidativos e ilustrativos para a compreensão do texto. Apêndices constituem suportes elucidativos e ilustrativos, porém não essenciais à compreensão do texto. Quando existente a necessidade, no trabalho, de vários anexos ou apêndices, cada um deles deve ter no alto da página a indicação em letras maiúsculas, seguido do número correspondente em algarismo arábico. No texto, devem ser citados entre parênteses.

3.8. Notas de rodapé: as notas de rodapé destinam-se a prestar esclarecimentos ou tecer considerações que não devam ser incluídas no texto para não interromper a sequência lógica da leitura. Essas notas devem ser reduzidas ao mínimo, devem estar dispostas em ordem numérica e relacionadas no final do texto. Por motivos internos de edição, pedimos aos colaboradores que não usem o sistema automático de notas do editor de texto. Solicitamos que as notas sejam feitas do seguinte modo: insira o número da nota entre colchetes e ponha o conjunto (número + colchetes) em negrito. A nota não deve estar em modo sobrescrito ou subscrito, mas sim na formatação normal. Exemplo: (...) Touraine mostra os pontos negativos[1] e os pontos positivos[2] que se combinaram e fizeram da América Latina (...).

Ao final, as notas deverão estar como no exemplo que segue:

Notas:

[1] - conteúdo da nota

[2] - conteúdo da nota

3.9. Apresentação de ilustrações (figuras, quadros, tabelas e gráficos): todas figuras, quadros, tabelas, anexos e gráficos devem ser anexadas ao final do trabalho para fins de procedimentos editoriais da revista. Devem ser indicadas na página e local exato a serem alocadas.

3.10. Referências bibliográficas: As referências deverão ser apresentadas em forma de listagem de acordo com o sistema ABNT.

Importante: Pedimos que atentem para o fato de que só devem utilizar nas Referências Bibliográficas as obras citadas no corpo do texto.

  1. CHAMADAS E PROCEDIMENTOS EDITORIAIS

4.1. A Revista Textos Graduados trabalha com chamada continuada, ou seja, receberemos trabalhos durante todo o ano. No entanto, realizará chamadas de artigos, resenhas, resenhas fílmicas, ensaios textuais, ensaios fotográficos, relatórios de pesquisa e entrevistas por ano. As datas estipuladas e divulgadas pela Chamada Aberta de Textos serão para encaminhar os trabalhos recebidos ao próximo montante do fluxo editorial. Fique atento/a aos prazos para agilizar seu fluxo editorial e, possivelmente, sua publicação.

4.2. Os artigos recebidos serão ordenados por data de chegada ao e-mail da revista e entrarão em uma fila de publicação. Imediatamente, se iniciará o processo de avaliação.

4.3. Com vistas a selecionar e publicar unicamente contribuições de qualidade, a Revista Textos Graduados adota o seguinte processo de avaliação:

     4.3.1. Cada artigo será enviado inicialmente para 2 (dois) avaliadores/as, que atribuirá um parecer específico ao seu trabalho. Caso um dos pareceres seja positivo (com ou sem modificações) e outro seja negativo, a Revista Textos Graduados recorrerá a um terceiro parecerista para solucionar o impasse. Somente serão publicados os artigos aprovados por pelo menos dois pareceristas. Os pareceres possuem quatro possíveis respostas na avaliação final do trabalho submetido:

Recomendado sem revisão.

Recomendado com revisão, conforme sugestões do parecerista.

O artigo será reformulado conforme sugestões do parecerista e ressubmetido para novo parecer.

O artigo não deve ser publicado

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.