ENTRE ALUMNOS Y PROFESORES
PERCIBIENDO LOS NIVELES DE REALIDAD DE LA DEMOCRACIA
Keywords:
escuela, gestión democrática, ciudadaníaAbstract
Por medio de la observación etnográ ca del consejo de clase participativo de una escuela pública en el Distrito Federal, se pretende entender cómo los principios de gestión democrática previstos en la legislación educativa se traducen en la práctica diaria de la escuela. O sea, se busca entender como los principios constitutivos del derecho a la ciudadanía se estructuran y són estructurados en un contexto marcado por la existencia de distintos universos simbólicos permeados por las relaciones de poder derivadas de una jerarquía calci cada en las escuelas.
Downloads
References
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Grá co, 1988.
BRASIL. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente.
BRASIL. Lei no 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
DE ALENCAR CHAVES, Christine. Eleições em Buritis: a pessoa política. Departamento de Antropologia, Universidade de Brasília, 1996.
DE OLIVEIRA, João Ferreira; LIBÂNEO, José Carlos; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez Editora, 2017.
GEERTZ, Cli ord. Negara. Princeton University Press, 1980.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
PENIN, Sonia T. Sousa; VIEIRA, So a Lerche. Re etindo sobre a função social da escola. Gestão da escola: desa os a enfrentar. Rio de Janeiro: DP&A, p. 13-45, 2002.
PIRES, Flávia. Ser adulta e pesquisar crianças: explorando possibilidades metodológicas na pesquisa antropológica. Revista de Antropologia, v. 50, n. 1, p. 225-270, 2007.
SCHUCH, Patrice. Direitos e sensibilidades: uma etnogra a das práticas de justiça da infância e juventude. Antropologia e direitos humanos, v. 4, p. 57-120, 2006.
TAMBIAH, Stanley J. A Performative Approach to Ritual. In: Culture, Thought and Social Action: An Anthropological Perspective. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1985.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Conforme indicado no item 1.4 das Diretrizes para Autores/as,
Ao enviar o trabalho para ser avaliado pelo Conselho Editorial e/ou pelo corpo de pareceristas, o/a autor/a automaticamente concorda com a publicação de seu texto, sem qualquer ônus para os/as editores/as, uma vez que a Revista Textos Graduados é gratuita e não remunera de forma alguma seus/as colaboradores/as. Caso o/a autor/a tenha interesse em republicar seu artigo futuramente em coletâneas impressas ou eletrônicas, deverá indicar a Revista Textos Graduados - e o referido hipervínculo - como edição original (Exemplo: "Artigo originalmente publicado na Revista Textos Graduados, Volume XX, Nº X, Ano XX, etc”).