ISSO DAQUI NINGUÉM ME TIRA
RELAÇÕES DE RAÇA E GÊNERO POR MEIO DO COMPARTILHAMENTO DE TRAJETÓRIAS
Palavras-chave:
Raça, Gênero, Educação de Jovens e Adultos, TrajetóriasResumo
O artigo discorre sobre questões de raça e gênero e objetiva analisar, por meio de um relato de experiência de uma aluna do Centro Pedagógico da UFMG [1] durante uma aula de Sociologia, as emergências do debate em sala de aula sobre as estruturas históricas e sociais brasileiras. O relato e o processo de aprendizagem professor-aluno foram descritos por meio de Diário de campo e servem de material para este trabalho. Além disso, foram utilizados três obras de três autores base para a escrita e método de análise do artigo, sendo eles: “A mulher na sociedade de classes” de Heleieth Saffoti (1976),“A Elite do atraso: da escravidão à Lava Jato” de Jessé Souza (2017) e “Racismo e sexismo na cultura brasileira” deLélia Gonzales (1984). Assim, com a ferramenta construída com os estudantes, o compartilhamento de trajetórias, novos caminhos pedagógicos e reflexões são apresentadas à disciplina de Ciências Sociais ao trabalhar os temas pautados junto à Educação de Jovens e Adultos.
Downloads
Referências
FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia 1 patriarcal / Gilberto Freyre; apresentação de Fernando Henrique Cardoso. ”” 48 ed. rev. ”” São Paulo : Global, 2003. ”” (Introdução à história da sociedade patriarcal no Brasil;
GONZALES, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje, ANPOCS, 1984, p. 223-244.
INGOLD, Tim, Chega de etnogra a! A educação da atenção como propósito da antropologia In: Porto Alegre, v. 39, n. 3, p. 281-282, setembro-dezembro 2016 http:// dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2016.3.21690
MATURANA R., Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política / Humberto Maturana; tradução: José Fernando Campos Fortes. - Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. 98 p.
NOGUEIRA C. NOGUEIRA M. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação & Sociedade, ano XXIII, No 78, Abril, 2002.
PRADO JUNIOR, Caio (1976). Formação do Brasil Contemporâneo (Colônia) (São Paulo, Editora Brasiliense). RIBEIRO, Djamila. O que é: lugar de fala? (Feminismos Plurais) Belo Horizonte(MG): Letramento: Justi cando, 2017.
SAFFIOTI, Heleieth Iara Bongiovani. A Mulher na Sociedade de classes: mito e realidade; prefácio [de] Antônio Cândido de Mello e Souza. Petrópolis, Vozes, 1976. 384p. 21cm. (Coleção SOCIOLOGIA BRASILEIRA Volume .4)
SOUZA, Jessé. A elite do atraso: da escravidão à Lava Jato/Jessé Souza.-Rio de Janeiro: Leya, 2017.
KASTRUP, Virgínia. Políticas cognitivas na formação do professor e o problema do devir-mestre. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 26, n. 93, Set./Dez. 2005. p. 1273-1288.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Conforme indicado no item 1.4 das Diretrizes para Autores/as,
Ao enviar o trabalho para ser avaliado pelo Conselho Editorial e/ou pelo corpo de pareceristas, o/a autor/a automaticamente concorda com a publicação de seu texto, sem qualquer ônus para os/as editores/as, uma vez que a Revista Textos Graduados é gratuita e não remunera de forma alguma seus/as colaboradores/as. Caso o/a autor/a tenha interesse em republicar seu artigo futuramente em coletâneas impressas ou eletrônicas, deverá indicar a Revista Textos Graduados - e o referido hipervínculo - como edição original (Exemplo: "Artigo originalmente publicado na Revista Textos Graduados, Volume XX, Nº X, Ano XX, etc”).