ENTRE ALUNOS E PROFESSORES
PERCEBENDO OS NÍVEIS DE REALIDADE DA DEMOCRACIA
Palavras-chave:
escola, gestão democrática, cidadaniaResumo
A partir da observação etnográ ca do conselho de classe participativo de uma escola da rede pública do DF, deseja-se compreender como os princípios de gestão democrática previstos na legislação educacional traduzem-se para a prática cotid- iana da escola. Ou seja, como princípios constitutivos do direito à cidadania estruturam e são estruturados por um ambiente marcado pela existência de diferentes universos simbólicos permeados por relações de poder derivadas de uma hierarquia calci cada nas escolas.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Grá co, 1988.
BRASIL. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente.
BRASIL. Lei no 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
DE ALENCAR CHAVES, Christine. Eleições em Buritis: a pessoa política. Departamento de Antropologia, Universidade de Brasília, 1996.
DE OLIVEIRA, João Ferreira; LIBÂNEO, José Carlos; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez Editora, 2017.
GEERTZ, Cli ord. Negara. Princeton University Press, 1980.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
PENIN, Sonia T. Sousa; VIEIRA, So a Lerche. Re etindo sobre a função social da escola. Gestão da escola: desa os a enfrentar. Rio de Janeiro: DP&A, p. 13-45, 2002.
PIRES, Flávia. Ser adulta e pesquisar crianças: explorando possibilidades metodológicas na pesquisa antropológica. Revista de Antropologia, v. 50, n. 1, p. 225-270, 2007.
SCHUCH, Patrice. Direitos e sensibilidades: uma etnogra a das práticas de justiça da infância e juventude. Antropologia e direitos humanos, v. 4, p. 57-120, 2006.
TAMBIAH, Stanley J. A Performative Approach to Ritual. In: Culture, Thought and Social Action: An Anthropological Perspective. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Conforme indicado no item 1.4 das Diretrizes para Autores/as,
Ao enviar o trabalho para ser avaliado pelo Conselho Editorial e/ou pelo corpo de pareceristas, o/a autor/a automaticamente concorda com a publicação de seu texto, sem qualquer ônus para os/as editores/as, uma vez que a Revista Textos Graduados é gratuita e não remunera de forma alguma seus/as colaboradores/as. Caso o/a autor/a tenha interesse em republicar seu artigo futuramente em coletâneas impressas ou eletrônicas, deverá indicar a Revista Textos Graduados - e o referido hipervínculo - como edição original (Exemplo: "Artigo originalmente publicado na Revista Textos Graduados, Volume XX, Nº X, Ano XX, etc”).