O CENÁRIO DO AMBÍGUO TRAÇOS BARROCOS DA PROSA MODERNA
Palavras-chave:
.Resumo
O artigo discute a questão do Barroco e do Neobarroco situando-a dentro do debate sobre a pós- modemidade como um desafio à noção essencialista do sentido. A partir de Omar Calabrese e de Severo Sarduy se questiona se o barroco, como metáfora ou figura heurística, consegue ressaltar traços específicos da cultura pós-modema como representação estética de uma instabilidade epistemológica subjacente. Em seguida, uma análise independente do romance de Raduan Nassar, Lavoura Arcaica, em que o barroco é situado menos em termos de semelhança com a literatura do Barroco histórico e mais como um traço figurativo na organização narrativa do texto que problematiza o conteúdo temático do discurso. A narrativa converte-se num cenário do ambíguo no qual o sentido único e sacrificado na bifurcação de leituras impede a satisfação hermenêutica de reconhecer um sentido escondido. Ao contrário, forma um genuíno claro/escuro em que o explícito textual dobra- se sobre o implícito, e em que o nível expressivo não se oferece mais como um acesso ao sentido verdadeiro mas como a disseminação da própria possibilidade de desvendar os segredos do texto. Finalmente mostra-se como o romance se inscreve no ceticismo barroco diante da subjetividade romântico-modema desconstruindo a intimidade psicológica do narrador e revelando o discurso deste como profundamente desconfiável.
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