Trajetórias acadêmicas:

um estudo comparado da carreira acadêmica em Minas Gerais

Autores/as

  • Glícia Salviano Gripp Universidade Federal de Ouro Preto / Professora
  • Bruno Moreti Testi Universidade Federal de Ouro Preto / Graduado

Palabras clave:

Ciências Sociais, Sociologia, Ensino Superior, Carreira Acadêmica, Trajetórias Profissionais, Prática Acadêmica

Resumen

Este artigo pretende discutir alguns resultados de uma pesquisa ampla sobre o Ensino Superior em Minas Gerais, que contou com financiamento do CNPq. Preocupamo-nos com a carreira acadêmica. As variáveis que levamos em consideração são as seguin­tes: área de conhecimento (disciplina), trajetória de formação, produtividade (média de publicações nos últimos dez anos) e a região (do estado) na qual a instituição está loca­lizada. Utilizamos como fonte de dados os currículos Lattes dos professores de diversos tipos de instituições de Ensino Superior do estado de Minas Gerais e tentamos desenhar um modelo de carreira acadêmica a partir da agregação dos dados. Observamos alguns resultados semelhantes ao encontrado na literatura sociológica: parece haver uma corre­lação forte entre o tipo de instituição em que o professor atua e a sua trajetória acadêmi­ca e produtividade. Observamos, também, que há diferenças significativas nas trajetórias acadêmicas relacionadas às áreas de atuação ou campos de conhecimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Glícia Salviano Gripp, Universidade Federal de Ouro Preto / Professora

Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorado em Ciências Humanas - Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em sociologia da cultura, sociologia das profissões, sociologia do conhecimento e sociologia educação, atuando principalmente nos seguintes temas: desigualdades sociais, profissões, conhecimento, políticas educacionais.

Bruno Moreti Testi, Universidade Federal de Ouro Preto / Graduado

Graduado História na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Publicado

2012-01-01

Cómo citar

Gripp, G. S., & Testi, B. M. (2012). Trajetórias acadêmicas:: um estudo comparado da carreira acadêmica em Minas Gerais. Sociedade E Estado, 27(1), 47–61. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5637

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.