Pensar outramente:

o discurso interpretativo dominante

Autores/as

  • Guilherme Paiva de Carvalho Martins Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) / Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras.

Palabras clave:

Ciências Sociais, Sociologia, Alain de Touraine, Pensar outramente

Resumen

Levando em consideração a pluralidade cultural das sociedades, é difícil considerar a universalidade dos direitos humanos. Por prender-se a uma identidade, o indivíduo tem dificuldade em reconhecer o outro como sujeito. É difícil relacionar o universalismo da cidadania e dos direitos humanos com a diversidade cultural que caracteriza o mundo. A rejeição e a xenofobia são fenômenos que demonstram a dificuldade em reconhecer os outros como sujeitos. Todavia, a proposta de uma sociologia do sujeito é fundamental para uma compreensão mais abrangente da problemática que envolve a relação entre indivíduo e sociedade, suscitando reflexões sobre as dimensões da subjetividade e da objetividade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Guilherme Paiva de Carvalho Martins, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) / Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras.

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (1998), mestrado em Filosofia pela Universidade de Brasília (2002) e doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2009). Realizou, em 2007, Doutorado Sanduíche na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Coordenou o Programa Universidade Aberta do Brasil na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no período de 2009 a 2011. Coordenou o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2012/2013). É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH/UERN) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Tem experiência nas áreas de Filosofia e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia, educação, gênero, cultura e identidade.

Publicado

2016-02-23

Cómo citar

Martins, G. P. de C. (2016). Pensar outramente:: o discurso interpretativo dominante. Sociedade E Estado, 26(3), 05. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5627

Número

Sección

Resenhas