Pluralização Societária e os Desafios à Administração Pública na América Latina

Autores/as

  • Renata Ovenhausen Albernaz Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Ariston Azevêdo Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Palabras clave:

Ciências Sociais, Sociologia, Pluralidade do social, Organização do estado, Políticas públicas, Cidadania

Resumen

Este artigo objetiva discutir de que forma o atual perfil da Pluralidade Social Latino-Latino-Americana tem interferido ou pode interferir no design do Estado, na configuração da cidadania e na consequente consolidação de políticas públicas nesse continente. Para tanto, foi traçada uma tipologia das mais importantes formações de sociabilidade que se manifestam, na atualidade, no continente latino-americano, no intento de caracterizar sua Pluralidade Social, tendo em conta as diferentes formas de associação humana que estão sendo evidenciadas em estudos antropológicos e sociológicos realizados nos últimos anos. A partir dessa tipologia, a cada um desses tipos de formação de sociabilidade classificados - sociabilidade étnica-cultural, de movimentos sociais, comunitárias, de fronteira e existenciais - foram correlacionadas diferentes propostas de modelos de estado, de cidadania e de políticas públicas que lhe fossem adequadas ou que eram por eles demandadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renata Ovenhausen Albernaz, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa, atuando nos cursos de graduação em direito e no Mestrado de Ciências Sociais Aplicadas. E-mail: . Rua Bernardo de Vasconcelos, n. 30. Jardim Carvalho. Ponta Grossa-PR, CEP 84.015-670.

Ariston Azevêdo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/ UFRGS).

Publicado

2012-02-08

Cómo citar

Albernaz, R. O., & Azevêdo, A. (2012). Pluralização Societária e os Desafios à Administração Pública na América Latina. Sociedade E Estado, 26(2), 329–352. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5601

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.