Uma nova leitura da função social da escola no processo de formação da nação na América Latina

Autores/as

  • Márcia Lopes Reis Universidade Católica de Brasília

Palabras clave:

função social, escola, Estado-nação, novas tecnologias.

Resumen

Este artigo trata das relações entre Estado e Educação na perspectiva da função social da escola como instituição social que desempenha influência significativa no processo de formação da nação Atualiza, ainda, as análises sobre as relações entre o Estado e a educação na América Latina, a partir da crise de legitimidade que perpassa o processo de construção do Estado-Nação. O Estado brasileiro é analisado no contexto dos Estados latino-americanos no sentido de abstrair as especificidades no que tange às relações Escola- Estado para a constituição do Estado-nação. Trata também das políticas públicas para implementação da utilização das novas tecnologias da informação e suas implicações no desenvolvimento da função social da escola contemporânea, levando em consideração sua dimensão política.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Márcia Lopes Reis, Universidade Católica de Brasília

Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília, professora da Universidade Católica de Brasília

Citas

Banco Mundial. (1995) O Brasil e o Banco Mundial: a quinta década de cooperação. Washington. ___ . (1995) Relatório Anual (de 1968 a 1994). Washington O. I..

Bobbio,N. etall. (1994) Dicionário de política. Brasília: EdUnB.

Bobbio.N. (1979)“Gramsci and the conception ofcivil society” in Chantal Mouffe (ed.) Gramsci andmarxist theory. London: Routledge&Kegan Paul.

Bosi, A. (1992) Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras.

Benjamin, F. A. S. (1981) Educação e mudança social: uma tentativa de crítica. São Paulo: Cortez.

Cardoso, F.H. (1979) Dependência e desenvolvimento na América Latina: ensaio de interpretação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar.

Cepal/Unesco. (1993) Expansión educacionaly estratificación en América Latina, 1960-1970. PNUD.

Cunha, L. A. (1975) Educação e desenvolvimento social no Brasil. Rio de Janeiro: Francisco Alves.

Dombusch, R. (1991) Economia aberta: instrumentos de política economica nos países em vias de desenvolvimento. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Figueiredo, V. (1989) A produção social da tecnologia. São Paulo: EPU.

Furtado, C. (1976) A economia latino-americana: formação histórica e problemas contemporâneos. São Paulo: Nacional.

. (1981) Formação econômica do Brasil. São Paulo: Nacional.

Frigotto, G. (1985) A produtividade da escola improdutiva: um (re) exame das relações entre educação e estrutura econômico-socialcapitalista. São Paulo: Cortez.

Gramsci, A. (1978) Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Habermas, J. (1987) Teoria de la acción comunicativa I: racionalidad de la acción y racionalización social. Madrid: Taurus.

Kuhn, T. (1995) A estrutura das revoluções cientificas. São Paulo: Perspectiva.

Petitat, A. (1994) Produção da escola/produção da sociedade: análise sócio-histórica de alguns momentos decisivos da evolução escolar no ocidente. Porto Alegre: Artes Médicas.

Rivas, A. (1980) “Política de descentralización en la educación básica y media” en América Latina: estado dei arte. Santiago: IJnesco/Reduc.

Schultz, T. W. (1973) O valor econômico da educação. Rio de Janeiro: Zahar.

Weber, M. (1982) Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: Guanabara.

Publicado

2022-08-12

Cómo citar

Reis, M. L. . (2022). Uma nova leitura da função social da escola no processo de formação da nação na América Latina. Sociedade E Estado, 14(02), 369–389. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/44367

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.