A larger grain of sense. Tornando visível o pensamento sociológico não-ocidental primevo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202237030005

Palavras-chave:

Teoria sociológica; História da sociologia; Invisibilização; América Latina; Ásia

Resumo

Há diferentes caminhos para ler a teoria sociológica “a contrapelo”, como Walter Benjamin o colocou em 1940. A questão da invisibilidade - ou da invisibilização - é certamente a mais importante. A narrativa mainstream e canônica da história da sociologia e das ideias e teorias sociológicas raramente deixa espaço, a partir do final do século XIX, para apropriações e indigenizações não ocidentais. Este artigo busca oferecer outra história disciplinar e outra cronologia, ao apoiar-se nos exemplos do final do século XIX e começo do século XX, especialmente na América Latina e Ásia (Japão e China). A circulação de diferentes autores, livros e teorias, bem como as suas distintas recepções, de acordo com seus países e seus diferentes contextos intelectuais, sociais e políticos, torna possível desenhar uma nova cronologia da teoria sociológica e da institucionalização da disciplina. Apesar da hegemonia epistêmica já estabelecida na segunda metade do século XIX, haja vista a difusão do pensamento sociológico a partir da França e da Grã-Bretanha (com Comte e Spencer), essa circulação não foi uma mera transplantação mas, antes, uma apropriação complexa e seletiva, tornando possíveis óticas muito diferentes do significado de “sociologia”, tanto enquanto movimento de pensamento como disciplina acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stéphane Dufoix, University Paris-Nanterre

Professor of Sociology (University Paris-Nanterre) and member of the Institut universitaire de France.

Referências

ALATAS, Syed Farid. Deparochialising the canon: the case of sociological theory.

Journal of Historical Sociology, v. 34, n. 1, p. 13-27, 2021.

______. Alternative discourses in Asian social science: responses to eurocentrism.

New Delhi: Sage, 2006.

______. The theme of “relevance” in Third World human sciences. Singapore Journal of Tropical Geography, v. 16, n. 2, p. 123-140, 1995.

______. The captive mind and creative development. International Social Science

Journal, v. 26, n. 4, p. 691-700, 1974.

______. The captive mind in development studies. Some neglected problems and

the need for an autonomous social science tradition in Asia. International Social

Science Journal, v. 24, n. 1, p. 9-25, 1972.

ALATAS, Syed Farid; SINHA, Vineeta. Sociological theory beyond the canon. London:

Palgrave-Macmillan, 2017.

ALEXANDER, Jeffrey. The centrality of the classics. In: GIDDENS, Anthony; TURNER,

Jonathan H. (Eds.). Social theory today, p. 11-57. Stanford, CA: Stanford University

Press, 1987.

ALTMANN, Philipp. Sociology in Ecuador. London: Palgrave-Macmillan, 2022.

ARON, Raymond. Main currents in sociological thought. New York: Basic Books,

-1967.

AU, Anson. Abandon canon in American sociology. International Journal of Sociology and Social Policy, v. 39, n. 5-6, p. 494-504, 2019.

BAEHR, Peter. Founders, classics, canons. Modern disputes over the origins and

appraisal of sociology’s heritage. New Brunswick, CA: Transaction Publishers, 2002.

BARNES, Harry E. (Ed.). An introduction to the history of sociology. Chicago, IL: The

University of Chicago Press, 1917.

BARNES, Harry E.; BECKER, Howard. Social thought from lore to science. 2 v. Boston,

MA: Heath, 1938.

BENJAMIN, Walter. On the concept of history (1940). In: EILAND, Howard; JENNINGS, Michael W. (Eds.). Walter Benjamin. Selected writings, p. 389-400. Cambridge, MA: Harvard University Press, 2003.

BEN JELLOUN, Tahar. Décolonisation de la sociologie au Maghreb. Le Monde diplomatique, n. 245, p. 18, 1974.

BERNARD, Luther Lee. La sociología sistemática de Mariano H. Cornejo. Revista

Mexicana de Sociología, v. 4, n. 2, p. 7-34, 1942.

BERNARD, Luther Lee. The historic pattern of sociology in the south. Social Forces,

v. 16, n. 1, p. 1-12, 1937.

BERNARD, Luther Lee. The development and present tendencies of sociology in

Argentina. Social Forces, v. 6, n. 1, p. 13-27, 1927.

BHAMBRA, Gurminder K.; GEBRIAL, Dalia; NISANCIOGLU, Kerem (Eds.). Decolonising the University. London: Pluto Press, 2018.

______. Connected sociologies. London: Bloomsbury, 2014.

BLANCO, Alejandro. La asociación latinoamericana de sociología: una historia de

sus primeros congresos. Sociologias, v. 7, n. 14, p. 22-49, 2005.

BLASI, Anthony J. Sociology in American higher education. In: BLASI, Anthony J.

(Ed.). Diverse histories of American sociology, p. 317-322. Leiden, NE: Brill, 2005.

BOATCA, Manuela; COSTA, Sérgio; GUTIÉRREZ-RODRÍGUEZ, Encarnación (Eds.). Decolonizing European sociology: trans-disciplinary approaches. Aldershot, UK: Ashgate, 2010.

BOTTOMORE, Tom; NISBET, Robert (Eds.). A history of sociological analysis. New

York: Basic Books, 1978.

BOURDIEU, Pierre. Leçon sur la leçon. Paris: Les Éditions de Minuit, 1982.

BOUTHOUL, Gaston. Histoire de la sociologie. Paris: Presses Universitaires de

France, 1950.

BURAWOY, Michael. Why is classical theory classical? Theorizing the canon and

canonizing Du Bois. Journal of Classical Sociology, 2021. Available at: <http://burawoy.berkeley.edu/Canon/Classical%20Sociology.Connell.pdf>.

BURAWOY, Michael; CHANG, Mau-kuei; HSIEH, Michelle Fei-yu (Eds). Facing an unequal world: challenges for a global sociology. 3 v. Taipei: Academia Sinica, 2010.

BURKS, Ardath W. (Ed.). Overseas students, foreign employees, and Meiji Japan.

New York: Routledge, 1985.

Publicado

19-12-2022

Como Citar

Dufoix, S. . (2022). A larger grain of sense. Tornando visível o pensamento sociológico não-ocidental primevo. Sociedade E Estado, 37(03), 861–884. https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202237030005