Psicologização das religiões: religiosidade e estilo de vida

Autores/as

  • Deis Siqueira Universidade de Brasília (UnB)

Palabras clave:

misticismo, esoterismo, novos movimentos religiosos, novas religiosidades, Brasília.

Resumen

A pesquisa “Sociologia das Adesões: práticas místicas e esotéricas no Distrito Federal”, que está sendo desenvolvida no Departamento de Sociologia da UnB, vem confirmando o que Berger já anunciara no final da década de 60: a psicologização da religião. Esta reflexão é desenvolvida no texto a partir de várias fontes de dados coletados em torno das novas religiosidades ou novos movimentos religiosos (NMR). Estes centralizam, cada vez mais, a busca de auto-conhecimento, auto-desenvolvímento ou auto- aperfeiçoamento, já que se baseiam no princípio de que o divino se encontra sobretudo em cada pessoa. Esta busca se insere, por sua vez, na construção de um novo estilo de vida, o que vem implicando o aumento do consumo de uma grande diversidade de práticas alternativas ou não convencionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Deis Siqueira, Universidade de Brasília (UnB)

 Professora Adjunto IV do Departamento de Sociologia da UnB, coordenadora da pesquisa “Sociologia das Adesões e práticas místico-esotéricas no Distrito Federal”, desenvolvida com apoio do CNPq.

Citas

Bellah, Robert N. (1986). “A nova consciência religiosa e a crise na modernidade” in Religião e Sociedade, 13/2, pp. 18-37.

Berger, P. (1985). O dossel sagrado. Elementos para uma teoria sociológica da religião. São Paulo: Ed. Paulinas.

___________. (1992). A far glory. The quest forfaith in na age of credulity. New York: The Free Press, MacMillan.

Carvalho, J. Jorge (1992). “Características do Fenômeno Religioso na Sociedade Contemporânea” in Bingemer, Maria Clara (org), O impacto da modernidade sobre a religião,133-195. São Paulo: Edições Loyola.

Campbell, C. (1997). “A orientalização do Ocidente: reflexões sobre uma nova teodicéia para um novo milênio” in Religião e Sociedade, 18/1. Rio de Janeiro: ISER, agosto.

Champion, F. (1990). “La nébuleuse mystique-ésotérique. Orientations psyco -religieuses des courants mystiques et ésotériques contemporaines” in Champion, F. e D. Hervieu-Léger (org.) De Témotion en religion. Renouveau et traditions. Paris: Centurion.

______________. (1993). “Lacroyance en I'alliancede la science et de la religion dansle nouveaux courants mystiques et ésoteriques” in Archives de Sciences Sociales des Religions 82, Paris.

_______________. (1993-a). “Religieux flottant, éclecticisme et syncrétismes” in Delumeau, J. (org). Le fait religieux. Paris: Fayard.

Da Costa, N. (1997). “A situação religiosa no Uruguai” in Globalização e religião. Oro, Ari Pedro & Steil, Carlos Alberto (org.). Petrópolis: Ed. Vozes.

Ehade, M. (1989). Origens. Lisboa: Edições. 70.

__ _____. (1991). Imagens e símbolos: ensaio sobre o simbolismo mágico-religioso. São Paulo: Ed. Martins Fontes.

Espinheira, G. (1995). “A ascenção do individualismo e o declínio das relgiões ou o mal-estar na racionalidade” in Cadernos do Ceas, n’ 160. Salvador: CEAS, nov/dez.

Frigerio, A. (1997). “Estabelecendo pontes: articulação de signficados e acomodação social em movimentos religiosos no Cone-Sul” Globalização e religião. Oro, Ari Pedro & Steil, Carlos Alberto (org.). Petrópolis: Ed. Vozes.

Heelas, P. (1996). The New Age Movement. The Celebration of the Self and the Sacralization of Modernity. Oxford: Basil Blackwell,.

Hervieu-Léger, D. (1993). La religion pour mémoire. Paris: CERF.

_____________. (1990). "Les manifestaciones contemporaines du christianisme et la modemité” in Moro, T. Christianisme et modemité. Paris: Cerf.

_________________. (1993 ). “Present-Day Emotional Emotional Renewals: The End of Secularization or the End of Religion?” in W. Swatos (ed). A Future for Religion? New Paradigms for Social Analysis. Londres: Sage.

Hollinger, F., Siqueira, D. e Bandeira,L. (1999). Religião e esoterismo, práticas místico-esotéricas e atitudes políticas entre estudantes. Relatório de Pesquisa UnB-CNPq, Brasília.

Hugarte, R. P. (1997). “Transnacionalização da religião no Cone Sul: o caso do Uruguai” in Globalização e religião. Oro, Ari Pedro & Steil, Carlos Alberto (org.). Petrópolis: Ed. Vozes.

Isambert, F. (1971). “La secularisation interne de I'Eglise” in Revue Française de Sociologie, 4.

Kepel, G. 91992). A revanche dos Deuses. São Paulo: Sicialiano.

Lu2, D. (1979). Roteiro mágico de Brasília. Brasília: Codeplan.

Magnani, J. G. C. (1996). “O neo-esoterismo na cidade” in Dossiê Magia, Revista da USP, ns 31. São Paulo: Universidade de São Paulo.

Maitre, J. (1988). “Les deux côtés du miroir. Note sur 1'évolution religieuse actuelle de la population française par rapport au catholicisme” in L Année Sociologique. Paris, 3a, vol. 38.

Mallimaci, F. (1997). “A situação religiosa na Argentina urbana do fim do milênio” in Globalização e religião. Oro, Ari Pedro & Steil, Carlos Alberto (org.). Petrópolis: Ed. Vozes.

Mardones, J. M. (1994). Para comprender las nuevasformas de la religion. La reconfíguración postcristiana de la religion. Estella/Navarra, Ed. Verbo Divino.

Noth, W. (1996). “Semiótica da Magia” in Dossiê Magia, Revista da USP, ns 31. São Paulo: Universidade de São Paulo.

Oro, A . P. (1997). “Religião e política nos países do Cone-sul” in Globalização e religião. Oro, Ari Pedro & Steil, Carlos Alberto (org.). Petrópolis: Ed. Vozes.

Pace, E. (1997). “Religião e Globalização” in Globalização e religião. Oro, Ari Pedro & Steil, Carlos Alberto (org.). Petrópolis: Ed. Vozes.

Paiva, J. G. de (1998). “AIDS, Psicologia e Religião: o estado da questão na literatura psicológica” in Psicologia: teoria epesquisa, vol. 14, n! 01, Silva, Neto N. A. (ed.). Brasília: Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, jan-abril.

Pargament, K. I. (1990). “Religious methods of coping:resouces for the conservatiion and transformation if significande” in E. P. Shafranske (org.), Religion and teh clinical practice of psychology. Washington: DC.APA Books.

Parker, C. (1997). “Globalização e religião: o caso chileno” in Globalização e religião. Oro, Ari Pedro & Steil, Carlos Alberto (org.). Petrópolis: Ed. Vozes.

Pierucci, A. F. (1997). “Interesses religiosos dos sociólogos da religião” in Globalização e religião. Oro, Ari Pedro & Steil, Carlos Alberto (org.). Petrópolis: Ed. Vozes.

____________. (1998). “Secularização em Max Weber. Da contemporânea serventia de voltarmos a acessr aquele velho sentido” in Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 13, ns 37. São Paulo: ANPOCS, junho.

____________ (1996). “Liberdade de cultos na sociedade de serviços” in Pierucci, A . F. & Prandi, R. A realidade social das religiões no Brasil. São Paulo: Hucitec.

Prandi, R. (1997). “Interesses religiosos dos sociólogos da religião” in Globalização e religião. Oro, Ari Pedro & Steil, Carlos Alberto (org ). Petrópolis: Ed. Vozes.

___________. (1997). “A religião no planeta global” in Globalização e religião. Oro, Ari Pedro & Steil, Carlos Alberto (org.). Petrópolis: Ed. Vozes.

Sanchis, P. (1997). “O campo religioso contemporâneo no Brasil” in Globalização e religião. Oro, Ari Pedro & Steil, Carlos Alberto (org.). Petrópolis: Ed. Vozes.

Schlesinger, H. & Porto, H. (1995). Dicionário Enciclopédico das Religiões. Petropólis: Vozes.

Siqueira, D. (1999) “Práticas místicas e esotéricas na capital do Brasil: a construção do sujeito- objeto de investigação” in Série Sociológica, n! 158. Brasília: Universidade de Brasília.

____________. (1999-a): Fusão religiosa brasileira e multiculturalismo. Brasília: Departamento de Sociologia, mimeo.

____________ (1997) A construção de uma nova cosmovisão: os significados das práticas

mistico-esotéricas no final do milênio. Brasília: Universidade de Brasília, Departamento de Sociologia, (mimeo).

_____________. (1998). “Misticismo no Planalto Central: a Chapada dos Veadeiros, ‘chakra cardíaco do planeta’” in Tristes Cerrados . Sociedade e Biodiversidade. Brasília: Ed. Paralelo 15.

Siqueira, D. e Bandeira, L. (1997): “O profano e o sagrado na construção da ‘Terra Prometida’” in Nunes, B. P. (org.), Brasília: a construção do cotidiano. Brasília: Ed. Paralelo 15.

Siqueira, D., Bandeira; L., Ribeiro, P. e Osorio, R, “Carisma e Narcisismo: uma leitura das lideranças nas novas religiosidades”, Seminário Max Weber na UnB. Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, setembro de 1997.

Soares, L. E. (1994). O rigor da indisciplina. Rio de Janeiro: Relume-Dumará,.

Soneira, A . J. (1997). “A situação religiosa nos países do Cone Sul” in Globalização e religião. Oro, Ari Pedro & Steil, Carlos Alberto (org.). Petrópolis, Ed. Vozes.

Velho, O . V. (1997). “Globalização. Antropologia e religião” in Globalização e religião. Oro, Ari Pedro & Steil, Carlos Alberto (org.). Petrópolis: Ed. Vozes.

_____________ (1997). “A orientalização do Ocidente: comentários a um texto de Colin Campbell”, in Religião e Sociedade, 18/1, Rio de Janeiro: ISER, agosto.

Publicado

2022-08-12

Cómo citar

Siqueira, D. . (2022). Psicologização das religiões: religiosidade e estilo de vida. Sociedade E Estado, 14(01), 89–126. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/44333

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.