Cícero Dias e o regionalismo pernambucano

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201833030004

Palabras clave:

Cícero Dias, Regionalismo, Modernismo, Pernambuco, Sociologia da arte

Resumen

Em 1948, o pintor Cícero Dias já estava vivendo em Paris há quase dez anos e passava a fazer pintura abstrata. Parte da intelectualidade recifense enxergava menos Pernambuco nessa sua nova fase e, portanto, menos interesse. Em reação, um grupo próximo ao pintor, dentre eles Gilberto Freyre e Mário Pedrosa, atuou em sua defesa. A análise da recepção das obras de Cícero auxilia na compreensão do funcionamento do modernismo brasileiro para além do eixo Rio de Janeiro - São Paulo. Sempre lembrado em retrospectivas da arte nacional, Cícero Dias ocupa uma posição dúbia no cenário das artes pernambucanas na medida em que sua pernambucanidade é posta em questão pelo uso da abstração. Ao recuperar esse debate, pode-se vislumbrar quais eram as possibilidades e as constrições impostas aos artistas que pretendiam fazer suas carreiras na periferia do sistema cultural brasileiro.

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Biografía del autor/a

Eduardo Dimitrov, Universidade de Brasília (UnB)

Professor do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB), Brasília (DF), Brasil. Últimas publicações: Lula Cardoso Ayres: modernista em Pernambuco, folclórico em São Paulo. Sociologia & Antropologia, v. 8, n. 2, p. 483-517, 2018; Vicente do Rego Monteiro: de expoente modernista a integralista esquecido. Novos Estudos Cebrap, v. 34, n. 103, p. 193-208, 2015.

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Publicado

2018-09-01

Cómo citar

Dimitrov, E. (2018). Cícero Dias e o regionalismo pernambucano. Sociedade E Estado, 33(03), 727–754. https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201833030004

Número

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