A hierarquização simbólica do Brasil na Copa do Mundo

Autores

  • Michel Nicolau Netto Unicamp - Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Copa do Mundo, Nacionalismo corporativo, Identidade nacional, Embratur, Brasil

Resumo

A pertinência de se sediar a Copa do Mundo, tornou-se, para o Brasil, um tema controverso entre 2013 e 2014, focando-se os debates em dois elementos de disputa: os impactos econômicos e sociais do evento. Um terceiro elemento, contudo, também fora mobilizado, mas pareceu bem menos contestado. Argumentava-se que sediar a Copa do Mundo se justificaria pela promoção da imagem do Brasil no exterior. Esta proposta surge justamente em uma situação de economia globalizada, na qual países em todo o mundo disputam a atração de um capital flexível e desnacionalizado. Nesse sentido, as identidades são articuladas como marca no intuito de se produzir o espaço simbolicamente como mais atraente a esse capital, o que se nota, em especial, na promoção turística. Este artigo busca compreender a relação entre a formação das marcas-lugar empreendida pelos órgãos de turismo nacionais, e a promoção da imagem do país no contexto da Copa do Mundo. Será demonstrado, no caso brasileiro, que a pluralidade de agentes interessados na representação do Brasil leva à hierarquização dessas representações, hierarquização que se dá, contudo, não a partir do Estado-nação, mas de empresas globais envolvidas com o megaevento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michel Nicolau Netto, Unicamp - Universidade Estadual de Campinas

Professor do Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp

Downloads

Como Citar

Nicolau Netto, M. (2017). A hierarquização simbólica do Brasil na Copa do Mundo. Sociedade E Estado, 32(1), 145–170. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6251

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.