Capital cultural, conhecimento e dominação social:

as pistas e os problemas levantados pela dominação financeira contemporânea

Autores

  • Roberto Grün Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Palavras-chave:

Conflito cultural, Alto/baixo clero, “Lição de casal”, Fundos de pensão, Partido da imprensa Golpista (PiG), “Mensalãol”

Resumo

O mundo das finanças costuma ser visto como a esfera mais racional da sociedade, na qual só funcionam e são admitidas considerações práticas de ordem econômica. O intuito deste artigo é de, a partir de alterações recentes da economia brasileira, mostrar como esse espaço está, ele também, baseado num conjunto de pressupostos culturais. Mudando esses pressupostos, muda também o conjunto de possibilidades abertas para a ação e a reflexão econômica, com consequências importantes também na esfera política, a ponto de podermos afirmar a existência de um novo modo de dominação. O material empírico para o desenvolvimento dessa hipótese vem prioritariamente das transformações do campo das finanças no Brasil recente e a tentativa de demonstração apresenta algumas nuances dos sistemas classificatórios que regem o campo do poder da contemporaneidade nacional. As transformações, e as ações dos atores que nelas estão implicados, desvelam também um sistema classificatório robusto, surgido fundamentalmente com a redemocratização do Brasil, cuja pregnância espero conseguir demonstrar no texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Grün, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Departamento de Engenharia da Produção (DEP), Núcleo de Estudos em Sociologia Econômica e das Finanças (Nesefi)/ Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Downloads

Como Citar

Grün, R. (2016). Capital cultural, conhecimento e dominação social:: as pistas e os problemas levantados pela dominação financeira contemporânea. Sociedade E Estado, 31(2), 403–431. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6108

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.