As correspondências entre José Enrique Rodó e Miguel de Unamuno:

o reencontro intelectual da Pátria Mãe com a Pátria Filha

Autores

  • Elisângela da Silva Santos Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Correspondência, Intelectualidade, América hispânica, José Enrique Rodó, Miguel de Unamuno

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar alguns temas presentes nas correspondências trocadas entre os autores José Enrique Rodó (1871-1917) e Miguel de Unamuno (1864-1936). Nessas cartas, podemos perceber um projeto intelectual que tinha como proposta traçar um intercâmbio de ideias e de relações entre a Espanha e a América Latina. Dentre os temas discutidos estão: os debates em torno de seus livros; a construção de um espírito coletivo com vistas a uma aproximação entre a Antiga Pátria Mãe e a Antiga Pátria Filha; suas produções ensaísticas; as condições políticas e históricas vivenciadas por Espanha e Uruguai; o positivismo e o idealismo; por fim, a religião e a ciência. Todos esses elementos foram debatidos pelos autores e serão retomados no texto com a finalidade de perceber em seus escritos uma aliança intelectual e espiritual entre os países envolvidos neste processo de colonização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisângela da Silva Santos, Universidade Federal de Goiás

Doutora em ciências sociais pela Universidade Estadual Paulista (FFC-Marília). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Goiás/ Campus Jataí.

Downloads

Como Citar

Santos, E. da S. (2016). As correspondências entre José Enrique Rodó e Miguel de Unamuno:: o reencontro intelectual da Pátria Mãe com a Pátria Filha. Sociedade E Estado, 31(1), 165–188. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6084

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.