Literatura e materialismo cultural:

uma proposta de análise

Autores

  • Eliane Veras Soares Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Literatura, Conhecimento, Moçambique, Materialismo cultural

Resumo

Neste artigo, propomos uma discussão sobre o lugar da literatura na construção do conhecimento. Tendo em mente o pressuposto de que o conhecimento científico deve ser compreendido como forma de conhecimento, mas não como o conhecimento por excelência, perguntamos se a literatura também poderia ser concebida como uma forma de conhecimento da realidade, ainda que esta não seja sua função nem mesmo o que a define como literatura. De modo que procuramos aqui problematizar a relação entre literatura, conhecimento e sociedade, a partir do materialismo cultural, tomando como estudo empírico a formação da literatura em Moçambique.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Veras Soares, Universidade Federal de Pernambuco

Eliane Veras Soares é professora do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco. Artigo resultante da segunda fase da pesquisa “Literaturas africanas e leituras brasileiras: estruturas de sentimento entrecruzadas?” As ideias aqui discutidas foram apresentadas no IX Congresso Ibérico de Estudos Africanos com o título “Literatura e (des)construção de identidades: o caso moçambicano” (Coimbra, 2014) e no XXXIX Encontro Anual da Anpocs com o título “Abordagem sociológica a partir da literatura” (Caxambu, 2014).

Downloads

Publicado

05-05-2016

Como Citar

Soares, E. V. (2016). Literatura e materialismo cultural:: uma proposta de análise. Sociedade E Estado, 30(2), 371–388. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5979

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.