“Direitos Humanos se conquistam na luta”:

igualdade racial, ativismo jurídico e defesa de causas coletivas no Rio Grande do Sul

Autores

  • Fernanda Rios Petrarca Universida­de Federal de Sergi­pe - UFS
  • Clarissa Eckert Baeta Neves Uni­versidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Palavras-chave:

Ciências Sociais, Sociologia, Engajamento, Título escolar, Igualdade racial, Atuação profissional, Ativismo jurídico

Resumo

Partindo das discussões sobre expansão e diversificação do ensino su­perior, este artigo analisa a relação entre a defesa de causas coletivas voltadas à questão racial e a atuação profissional, baseada na formação acadêmica no Rio Grande do Sul. Os objetivos consistem em examinar, por um lado, o peso da formação acadêmica e de outros recursos sociais para a ocupação de postos em movimentos e grupos voltados à defesa da questão racial. Por outro lado, apreender os princípios de identificação e os sentidos atribuídos à atuação pro­fissional e a formação acadêmica. Este estudo demonstra que os princípios de identificação étnico-raciais e o engajamento militante são fundamentais para conformar novas percepções do título escolar.

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Biografia do Autor

Fernanda Rios Petrarca, Universida­de Federal de Sergi­pe - UFS

Doutora em So­ciologia pela Uni­versidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora ad­junta da Universida­de Federal de Sergi­pe, pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UFRGS). Tem produção científica destacada na área de Sociologia Polí­tica e Educação Su­perior, pesquisando sobre os seguintes temas: profissões, usos da formação acadêmica, ativis­mo profissional.

Clarissa Eckert Baeta Neves, Uni­versidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Sociologia pela Universidade de Müenster-Alema­nha. É professora associada da Uni­versidade Federal do Rio Grande do Sul, pesquisadora e coordenadora do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UFRGS). Tem produção científica destacada na área de Sociologia da Educação e Educa­ção Superior pes­quisando sobre os seguintes temas: acesso e equidade, políticas educacio­nais de inclusão social, financiamen­to e cost-sharing, estudos compara­dos de sistemas de educação superior e as transforma­ções dos sistemas de educação su­perior na Europa.  Participou do Ful­bright New Century Scholar Program

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Publicado

12-08-2011

Como Citar

Petrarca, F. R., & Neves, C. E. B. (2011). “Direitos Humanos se conquistam na luta”:: igualdade racial, ativismo jurídico e defesa de causas coletivas no Rio Grande do Sul. Sociedade E Estado, 26(1), 151–173. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5563