A Dinâmica Institucional de uso Comunitário dos Produtos Nativos do Cerrado no Município de Japonvar (Minas Gerais)

Autores

  • Aldemir Inácio de Azevedo UnB
  • Herbert Toledo Martins UnB
  • José Augusto Leitão Drummond UnB

Palavras-chave:

Institucionalidade, Gestão Comunitária, Frutos do Cerrado, Recursos Naturais, Cerrado

Resumo

Este texto estuda um arranjo comunitário que administra o acesso e uso do pequi (Caryocar brasiliense) e outros frutos nativos do cerrado por grupos sociais que combinam agricultura familiar e coleta vegetal. O local do estudo fica em Japonvar, município do norte de Minas Gerais. Fundamenta-se na teoria dos bens e recursos de uso comum de Elinor Ostrom e adota uma perspectiva analítica institucionalista. Identifica e descreve cada componente social que exerce alguma influência sobre a experiência de uso comum do pequi e que configura a moldura institucional do funcionamento deste sistema coletivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aldemir Inácio de Azevedo, UnB

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília.

Herbert Toledo Martins, UnB

Doutor em Sociologia pelo IFCS-UFRJ e professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social da Unimontes (Montes Claros, Minas Gerais).

José Augusto Leitão Drummond, UnB

Ph. D. em Recursos Naturais e Desenvolvimento pela University of Wisconsin, Madison; professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

20-04-2011

Como Citar

de Azevedo, A. I., Toledo Martins, H., & Leitão Drummond, J. A. (2011). A Dinâmica Institucional de uso Comunitário dos Produtos Nativos do Cerrado no Município de Japonvar (Minas Gerais). Sociedade E Estado, 24(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5458

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.