A (re)construção do indivíduo:

a sociedade de consumo como "contexto social" de produção de subjetividades

Keywords:

Sociedade de consumo, Cultura contemporânea, Identidades, Individualidade

Abstract

O presente trabalho tem como objeto privilegiado de análise a configuração contemporânea da sociedade de consumo e as novas relações e processos sociais que esta engendra. A despeito das teses que reforçam o espraiamento do consumo como forma de massificação/homogeneização social, responsável por destituir a própria possibilidade de realização do indivíduo enquanto sujeito do processo social, caras ao pensamento frankfurtiano, especialmente através das obras de Adorno e Horkheimer, pretende-se aqui discutir em que medida, a partir da centralidade que o processo de consumo adquire no contexto das atuais sociedades, ocorreria um movimento inverso, marcado pelo fortalecimento de processos de individuação por intermédio de novas formas de construção de identidades subjetividades mediadas pela atividade consumista. Trata-se, neste caso, de trabalho que procura discutir, a partir da perspectiva teórica do sociólogo americano John B. Thompson, em que medida a esfera do consumo se qualificaria enquanto um “contexto estruturado”, a partir do qual dar-se-ia a produção de novas “formas simbólicas” que se transfigurariam em elementos de expressão de subjetividades sociais.

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Published

2011-04-28

How to Cite

A (re)construção do indivíduo:: a sociedade de consumo como "contexto social" de produção de subjetividades. (2011). Sociedade E Estado, 23(1). Retrieved from https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5384

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