ECONOMIA E CULTURA NO CIRCUITO DAS FESTAS POPULARES BRASILEIRAS

Autores

  • Edson Farias Universidade Federal da Bahia - UFBA

Palavras-chave:

Ciências Sociais, Sociologia, Festas populares, Economia de símbolos e espaços, Práticas lúdico-artísticas

Resumo

O propósito deste artigo é sublinhar alguns aspectos que caracterizam a convergência entre cultura e economia de símbolos e espaços, a partir da montagem de um circuito de grandes festivais atravessando diferentes regiões brasileiras. Observa-se como a formação deste circuito de eventos compõe um quadro mais amplo do estabelecimento da estrutura social urbano-industrial e de serviços, no interior da qual o lazer e o entretenimento interferem no plano dos valores e das expressões, com efeitos sobre a resignificação de domínios de memórias. Por outro lado, é também considerado como tais remanejamentos simbólicos são fundamentais à própria dinâmica deste comércio de bens de diversão, à medida que articulam afetos, estimas e estilos de vida aos esquemas da rentabilidade do capital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Farias, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia; pesquisador do Grupo Cultura, Memória e Desenvolvimento.

Downloads

Publicado

18-05-2011

Como Citar

Farias, E. (2011). ECONOMIA E CULTURA NO CIRCUITO DAS FESTAS POPULARES BRASILEIRAS. Sociedade E Estado, 20(3), 647–688. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5185

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>