ECONOMIA E CULTURA NO CIRCUITO DAS FESTAS POPULARES BRASILEIRAS

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Edson Farias

Resumo

O propósito deste artigo é sublinhar alguns aspectos que caracterizam a convergência entre cultura e economia de símbolos e espaços, a partir da montagem de um circuito de grandes festivais atravessando diferentes regiões brasileiras. Observa-se como a formação deste circuito de eventos compõe um quadro mais amplo do estabelecimento da estrutura social urbano-industrial e de serviços, no interior da qual o lazer e o entretenimento interferem no plano dos valores e das expressões, com efeitos sobre a resignificação de domínios de memórias. Por outro lado, é também considerado como tais remanejamentos simbólicos são fundamentais à própria dinâmica deste comércio de bens de diversão, à medida que articulam afetos, estimas e estilos de vida aos esquemas da rentabilidade do capital.

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Como Citar
Farias, E. (2011). ECONOMIA E CULTURA NO CIRCUITO DAS FESTAS POPULARES BRASILEIRAS. Sociedade E Estado, 20(3), 647–688. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5185
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Edson Farias, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia; pesquisador do Grupo Cultura, Memória e Desenvolvimento.

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