O Brasil, a modernidade política e uma esquerda para o século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202338010011

Palavras-chave:

teoria crítica ecumênica; esquerda; socialismo; modernidade política; Século XXI.

Resumo

Esta resenha analisa o livro Uma esquerda para o século XXI: horizontes, estratégias e possibilidades, do sociólogo José Maurício Domingues. Através da exposição dos pontos centrais, defendemos que o livro é uma contribuição teórica e política fundamental para a esquerda brasileira. Do ponto de vista teórico, contém uma teorização crítica e descolonizada da modernidade política, pois a interpreta para além da democracia liberal. Do ponto de vista político, oferece uma análise crítica das vertentes clássicas da esquerda de modo a possibilitar uma importante crítica ao imediatismo, à acomodação ao sistema político e ao autoritarismo que são decisivos para explicar os descaminhos da esquerda quando assumiu a Presidência da República. Conjuntamente, oferece uma concepção crítica e realista para projetar mudanças sociais e políticas que conectem a esquerda aos desafios do século XXI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Abraão Fernandes Ribeiro, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf)

Jornalista, sociólogo, Mestre e Doutor em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), desenvolve pesquisas sobre pensamento social brasileiro, com ênfase no pensamento de Florestan Feranandes e Fernando Henrique Cardoso. Tem artigos publicados em revistas acadêmicas indexadas pelo Qualis Capes, bem como diversos trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais. Foi professor substituto da Uenf e da UFF. Hoje atua como professor de Sociologia efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - IFF, campus Campos Centro, RJ, Brasil.

Referências

DOMINGUES, José Maurício. Uma esquerda para o século XXI: horizontes, estratégias e identidades. Rio de Janeiro: Mauad X, 2021a.

______. Teoria crítica e modernidade política. São Paulo; Rio de Janeiro: Hucitec; Editora PUC-Rio, 2021b.

______. Esquerda: crise e futuro. Rio de Janeiro, Maud X, 2017.

______. Modernidade global e civilização contemporânea: para uma renovação da teoria crítica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

______. Teoria crítica e (semi)periferia. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

______. A América Latina e a modernidade contemporânea: uma interpretação sociológica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

DUTRA, Roberto; RIBEIRO, Marcos Abraão. Existe um autoritarismo brasileiro? Uma interpretação alternativa à tese da singularidade política nacional. Revista Brasileira de Sociologia, v. 9, n. 22, p. 246-273, 2021.

MIGUEL, Luís Felipe. O colapso da democracia no Brasil. Da Constituição ao golpe de 2016. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo; Expressão Popular, 2019.

RIBEIRO, Marcos Abraão. Lilia Schwarcz e a persistência do nacionalismo metodológico nas interpretações do Brasil. Sociologias, n. 54, p. 358-373, 2020.

SANTOS, Wanderley Guilherme dos. A democracia impedida: o Brasil no século XXI. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2017.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Sobre o autoritarismo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

SOUZA, Jessé. A elite do atraso: da escravidão à Lava Jato. São Paulo: LeYa, 2017.

Downloads

Publicado

05-06-2023

Como Citar

Fernandes Ribeiro, M. A. (2023). O Brasil, a modernidade política e uma esquerda para o século XXI. Sociedade E Estado, 38(01), 309–315. https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202338010011

Edição

Seção

Resenhas