“Falta de fechamento”: profissionais e seus conflitos no sistema socioeducativo do Rio de Janeiro.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202136030009

Palavras-chave:

Medida Socioeducativa de Internação, Disjunção, Desconfiança, Punição, Segurança

Resumo

No intuito de compreender as relações entre os objetivos considerados como inconciliáveis por profissionais que atuam na medida socioeducativa de internação, este artigo analisará as discussões sobre falta de fechamento, categoria mobilizada por agentes de segurança socioeducativa para indicar a disjunção e a desconfiança entre diferentes grupos profissionais. A partir de experiências diversas de pesquisa, será possível constatar que os conflitos em torno da falta de fechamento revelam um contexto organizacional em que cada grupo pode fazer o trabalho do modo como considera mais adequado, sem prestar contas uns aos outros, o que permite que aqueles que atuam de modo dissociado dos discursos oficiais nem sempre sejam responsabilizados por isso. Tal contexto ajuda a compreender a produção cotidiana da centralidade atribuída aos procedimentos de segurança na medida socioeducativa de internação, já que as atividades socioeducativas só são implementadas quando não conflitam com os objetivos de controle e disciplina ou em ocasiões em que a instituição tenta auferir algum lucro simbólico a partir da perspectiva socioeducativa.

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Biografia do Autor

Juliana Vinuto, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil(2019). Professora Substituta da Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Joana Domingues Vargas, Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NEPP-DH/ UFRJ)

Doutorado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Brasil.
Professor Associado II da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Hebe Signorini Gonçalves, Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IP-UFRJ)

Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil. Professora Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

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Publicado

24-11-2021

Como Citar

Vinuto, J., Domingues Vargas, J., & Signorini Gonçalves, H. (2021). “Falta de fechamento”: profissionais e seus conflitos no sistema socioeducativo do Rio de Janeiro. Sociedade E Estado, 36(03), 1037–1058. https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202136030009

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Artigos