Reflexões sobre adolescências e a complexidade das comunidades de afeto no processo socioeducativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202035010005

Palavras-chave:

clínica social, adolescências, sistema socioeducativo, Sociologia clínica

Resumo

Este artigo, cujo campo teórico é o da sociologia clínica e da psicossociologia, tem por propósito discutir brevemente as adolescências brasileiras, enfatizando aquela que é mais fragilizada e que pode ser incluída no sistema socioeducativo. Neste ponto, faz uma inflexão para discorrer sobre este sistema. Sugere que as intervenções institucionais considerem a perspectiva clínica e define a compreensão que as disciplinas que orientam o artigo atribuem a implicação e a escuta na formulação de suas ações. Explicita como a clínica social pode contribuir, através da ação dos profissionais, junto aos jovens que estão inseridos no sistema socioeducativo. Por fim, cita o interesse da instituição Justiça em contar com as comunidades de afeto, definidas em uma perspectiva complexa e aponta a importância de pensar e de agir em rede, de forma implicada e atenta à clínica, para poder restituir ao adolescente um lugar de sujeito de direito.

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Biografia do Autor

Teresa Cristina Othenio Cordeiro Carreteiro, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora titular do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro, RJ, Brasil, pesquisadora do CNPq; membro fundadora do Centre Internacional de Psychosociologie, Paris; membro fundadora do Institut Internacional de Sociologie Clinique, Paris. Atualmente é membro do conselho de administração do Centre Internacional de Psychosociologie.

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Publicado

29-05-2020

Como Citar

Othenio Cordeiro Carreteiro, T. C. (2020). Reflexões sobre adolescências e a complexidade das comunidades de afeto no processo socioeducativo. Sociedade E Estado, 35(01), 83–100. https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202035010005

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