Desempenhar um papel, causar uma impressão: vetores sociotécnicos no espaço ampliado da publicação independente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934010005

Palavras-chave:

publicação, impressão, papel, tecnologias digitais

Resumo

O presente artigo parte da análise das práticas e representações de publicadores que frequentam as feiras de arte impressa realizadas na cidade de São Paulo nos últimos anos para compreender os vetores sociotécnicos que organizam essas práticas e as materialidades dos objetos editoriais que aí se publicam e comercializam. Coloca-se, no centro da análise, a relação entre as tecnicidades (o códice, o papel e a impressão) mobilizadas por esses publicadores e certas concepções de passado, presente e futuro inscritas em seus investimentos individuais e coletivos, com destaque para a tensão entre o “retorno ao artesanal” e a pretensão de construir um futuro viável para a publicação. Conclui-se que as novas formas de fetichização do livro impresso estão condicionadas tanto pelas evoluções técnicas proporcionadas pelas tecnologias digitais como pela negação programática do livro convencional, identificado com o mercado editorial mainstream.

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Biografia do Autor

José de Souza Muniz Jr., Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG)

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor e pesquisador no Departamento de Linguagem e Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG). Belo Horizonte, Minas Gerais (MG).

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Publicado

30-04-2019

Como Citar

Muniz Jr., J. de S. (2019). Desempenhar um papel, causar uma impressão: vetores sociotécnicos no espaço ampliado da publicação independente. Sociedade E Estado, 34(01), 107–128. https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934010005