FÍSICA FORENSE: O ESTADO DA ARTE NO ENSINO DE FÍSICA NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v7i2.45130

Palavras-chave:

Ciência Forense, Educação Básica, Efeito CSI, Ensino de Ciências, Interdisciplinaridade.

Resumo

Física Forense é a área da Criminalística destinada a resolução de crimes que envolvam conceitos de Física, como em acidentes de trânsito e disparos de arma de fogo. Devido ao efeito didático que a Física Forense pode acarretar, objetiva-se neste artigo apresentar e analisar o cenário atual das pesquisas em Física Forense no ensino de Física no Brasil, por meio de artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso e trabalhos publicados em eventos. Especificamente, busca-se conhecer o Estado da Arte dos trabalhos publicados na área e categorizá-los, analisando alguns aspectos, como: o nível escolar onde ocorrem as aplicações ou propostas, os Objetos de Conhecimento de Física e de Física Forense, como as propostas/aplicações estão organizadas e, se são da realidade do aluno ou fictícias. Alguns resultados apontam que as regiões sul e sudeste se destacam com mais trabalhos publicados, sendo a maioria deles voltados ao Ensino Médio; além disso, a maior parte utiliza atividades fictícias, e não da realidade dos estudantes. Finalmente, a Física Forense surge como um tema enriquecedor a ser utilizado em sala de aula, por facilitar o envolvimento e interação dos educandos, torná-los ativos e não passivos, e ser por essência um trabalho de investigação científica.

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Biografia do Autor

Wellinton Angi Valin de Souza, Colégio Marista Santo Antônio/Universidade Federal de Mato Grosso

Graduado em Ciências Naturais e Matemática - Física, Licenciatura pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus Universitário de Sinop. Desenvolveu, por dois anos, pesquisas em Teoria dos Jogos no âmbito da Iniciação Científica, sendo o último ano como bolsista em um projeto PIBIC (Fonte pagadora: FAPEMAT) com a temática Teoria dos Jogos para a Educação Básica, vinculado ao projeto de pesquisa Modelagem Matemática para Educação Básica e Formação de Professores. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus Universitário de Sinop.

Gustavo Besse Massini, Universidade Federal Fluminense

Aluno do curso de Física (Licenciatura) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem interesse na área de sistemas dinâmicos em especial em dinâmica não linear, sistemas hamiltonianos e teoria do caos. 

Fabiano César Cardoso, Perícia Oficial e Identificação Técnica, Gerência de Criminalística de Sinop

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (1995), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Londrina (1997) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, micelização.

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Publicado

2023-11-06

Como Citar

ANGI VALIN DE SOUZA, Wellinton; BESSE MASSINI, Gustavo; CÉSAR CARDOSO, Fabiano. FÍSICA FORENSE: O ESTADO DA ARTE NO ENSINO DE FÍSICA NO BRASIL. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 87–111, 2023. DOI: 10.26512/rpf.v7i2.45130. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45130. Acesso em: 8 nov. 2024.