FÍSICA FORENSE: O ESTADO DA ARTE NO ENSINO DE FÍSICA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v7i2.45130Palavras-chave:
Ciência Forense, Educação Básica, Efeito CSI, Ensino de Ciências, Interdisciplinaridade.Resumo
Física Forense é a área da Criminalística destinada a resolução de crimes que envolvam conceitos de Física, como em acidentes de trânsito e disparos de arma de fogo. Devido ao efeito didático que a Física Forense pode acarretar, objetiva-se neste artigo apresentar e analisar o cenário atual das pesquisas em Física Forense no ensino de Física no Brasil, por meio de artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso e trabalhos publicados em eventos. Especificamente, busca-se conhecer o Estado da Arte dos trabalhos publicados na área e categorizá-los, analisando alguns aspectos, como: o nível escolar onde ocorrem as aplicações ou propostas, os Objetos de Conhecimento de Física e de Física Forense, como as propostas/aplicações estão organizadas e, se são da realidade do aluno ou fictícias. Alguns resultados apontam que as regiões sul e sudeste se destacam com mais trabalhos publicados, sendo a maioria deles voltados ao Ensino Médio; além disso, a maior parte utiliza atividades fictícias, e não da realidade dos estudantes. Finalmente, a Física Forense surge como um tema enriquecedor a ser utilizado em sala de aula, por facilitar o envolvimento e interação dos educandos, torná-los ativos e não passivos, e ser por essência um trabalho de investigação científica.
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