A didactic sequence for teaching electromagnetism based on the Freirian perspective and in the CTS approach
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v8i2.53641Keywords:
Physics teaching. Freirean perspective. Magnetic field. Hi-School.Abstract
The branch of study of electromagnetism is capable of explaining and using the properties of the phenomenon in a wide variety of applications in our daily lives. Considering these aspects, the present work consists of an experience report regarding the implementation of a didactic sequence based on the Freirean perspective, specifically, on the Three Pedagogical Moments (3MP) methodology, together with the focus on Science, Technology and Society (CTS), for the study of the magnetic field, in a 3rd grade high school class (EM) at a Federal Public School of Basic Education. To evaluate the didactic sequence, an analysis of the knowledge mobilized by students in the preparation of all activities developed was carried out. The results that could be inferred regarding learning the concept of magnetic field were satisfactory, therefore, it is understood that the pedagogical strategy used can collaborate with discussions about the teaching-learning process of Physics content.
Downloads
References
ALBUQUERQUE, K. B.; SANTOS, P. J. S.; FERREIRA, G. K. Os Três Momentos Pedagógicos como metodologia para o ensino de Óptica no Ensino Médio: o que é necessário para enxergarmos? Caderno Brasileiro de Ensino de Física, p. 461-482, ago. 2015.
ARAÚJO, E. S.; NASCIMENTOS, B. L. J.; SILVA, J. C.; ANDRADE, C. F. O uso de simuladores virtuais educacionais e as possibilidades do PhET para a aprendizagem de Física no ensino fundamental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 3, p. 1–25, 2021. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2875/1555. Acesso em: 07 abr. 2024.
AULER, D. Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade: pressupostos para o contexto brasileiro. Ciência e Ensino. v.1, número especial, 2007.
AULER, D. Interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade no Contexto da Formação de Professores de Ciências. 2002. 257 p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.
AULER, D.; FENALTI, V. S.; DALMOLIN, A. M. T. Abordagem Temática: Temas em Freire e no Enfoque CTS. In: VI ENPEC. Florianópolis, 2007.
BERNARDES, J. Campos magnéticos de linhas de transmissão ameaçam saúde da população. In: Diário da Saúde. 14 jul. 2009. Disponível em: https://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=campos-magneticos-linhas-transmissao-ameacam-saude-populacao&id=4310&nl=nlds. Acesso em: 30 nov. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC, 2006a.
BRASIL. Orientações curriculares do ensino médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Ministério da Educação. Brasília, MEC, 2006b.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Ministério da Educação. Brasília, 2000.
CARVALHO, I. C. M. O sujeito ecológico: a formação de novas identidades culturais e a escola. In: PERNAMBUCO, M. M. C. A.; PAIVA, I. A (org.). Práticas coletivas na escola. Campinas: Mercado das Letras; Natal, RN: UFRN, 2013. p. 114-123.
DELIZOICOV, D. A educação em ciências e a perspectiva de Paulo Freire. In: PERNAMBUCO, M. M. C. A.; PAIVA, I. A (org.). Práticas coletivas na escola. Campinas: Mercado das Letras; Natal, RN: UFRN, 2013. p. 15-53.
DELIZOICOV, D. Concepção problematizadora para o ensino de ciências na educação formal: relato e análise de uma prática educacional na Guiné-Bissau. Instituto de Física, USP. São Paulo, 1982. p. 227.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Física. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1992.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2007.
DIAS. F. F.; LEONEL, A. A. Escolas do Campo: um olhar sobre a legislação e práticas implementadas no Ensino de Física. Revista Ensaio Educação em Ciências. Belo Horizonte, v. 20, e2874, 2018.
FERREIRA, A. C. R. O Uso Do Simulador Phet No Ensino De Indução Eletromagnética. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física), Universidade Federal Fluminense. Programa de Pós-graduação em Ensino de Física, Volta Redonda, 101p., 2016.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
GIACOMINI, A. Intervenções curriculares na perspectiva da abordagem temática: avanços alcançados por professores de uma escola pública estadual do RS. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.
LIMA, J. R.; FERREIRA, H. Contribuições da engenharia didática como elemento norteador no ensino de Física: estudando o fenômeno de Encontro de Corpos com atividades da robótica educacional. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, 2020.
LUDKE, M.; ANDRE, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MACÊDO, J. A.; DICKMAN, A. G.; ANDRADE, I. S. F. Simulações computacionais como ferramentas para o ensino de conceitos básicos de eletricidade. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, n. 1, p. 562-613, 2012.
MARCILIO, I.; HABERMANN, M.; GOUVEIA, N. Campos magnéticos de frequência extremamente baixa e efeitos na saúde: revisão da literatura. Revista Brasileira Epidemiologia, São Paulo, v. 12, ed. 2, p. 105-23, 18 nov. 2009.
MELO, I. G. As dificuldades em Lecionar Física no Ensino Médio na visão dos docentes. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física), Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 48 p., 2016.
MOREIRA, M. A. Grandes desafios para o ensino da física na educação Contemporânea. Ciclo de palestras dos 50 Anos do Instituto de Física da UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil, 2014. Disponível em: http://www.if.ufrj.br/~pef/aulas_seminarios/seminarios/2014_Moreira_DesafiosEnsinoFisica. pdf. Acesso em: 28 jun. 2023.
MOREIRA, M. A. Uma análise crítica do ensino de Física. Estudos Avançados, v. 32, n.
, p. 73-80, 2018.
MOZENA, E. R.; OSTERMANN, F. Editorial: Sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o ensino de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, n. 2, p. 327, 8 set. 2016.
MUENCHEN, C. A disseminação dos três momentos pedagógicos: um estudo sobre práticas docentes na região de Santa Maria/RS. 2010. 137 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-graduação de Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis.
NASCIMENTO, T. G.; VON LINSINGEN, I. Articulações entre enfoque CTS e a pedagogia de Paulo Freire como base para o ensino de ciências. Convergencia Revista de Ciencias Sociales, México, v. 13, n. 42, 2006, p. 95-116.
PASTORIO, D. P.; RIBEIRO, B. S.; SOUZA, L. A. V. D. S.; PIGOSSO, L. T.; FRAGOSO, T. A. Development and Implementation of a Teaching Unit based on Just-in-Time Teaching: A Study on Students’ Perceptions. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, n. 189, p. 1-13, 2020.
PERRENOUD, P. Não mexa na minha avaliação! Uma abordagem sistêmica da mudança. In: PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens: entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999. p. 145-168.
SANTOS, J.; DICKMAN, A. Experimentos reais e virtuais: proposta para o ensino de eletricidade no nível médio. Revista Brasileira de Ensino de Física. 2019, v. 41, n. 1 doi: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2018-0161.
SANTOS, W. L. P. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, Piracicaba, v. 1, p. 1-12, 2007. (Número especial).
SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de Pressupostos Teóricos da Abordagem C-T-S (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no Contexto da Educação Brasileira. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v.2, n.2, 2002.
SANTOS, M. P.; OLIVEIRA, A. M. Ensinando e aprendendo com Paulo Freire: pedagogias, pesquisas e práticas educacionais. Ceará: Quipá Editora, 2021.
SOUZA, B. C.; VALADARES, J. M. O ensino de ciências a partir da temática Mineração: uma proposta com enfoque CTS e três momentos pedagógicos. Ciência & Educação, Bauru, v. 28, n. 22002, p. 1-16, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/wrqqtgjQtkWx5XvJhkxhYFn/?lang=pt. Acesso em: 7 out. 2023.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Journal of the Physics Teacher
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).