Quiz with Socrative Application for the Development of Modern Physics Concepts

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v6i3.42702

Keywords:

Teaching Physics; Socrative App; Modern Physics; Quiz.

Abstract

In the light of new information technologies in education, which are gaining more and more space in the teaching of physics, we propose a quiz in the Socrative app, to relate the common-sense knowledge of the students of the 3rd year of High School to the scientific language of modern physics. The research had as qualitative methodology the following didactic steps. Firstly, application of an initial questionnaire, elaborated within the application, to assess the percentage of students who were able to correlate everyday subjects with physics, in addition to analyzing the use of the tool. Secondly, the software used within a didactic sequence for methodological purposes, concurrent with the school's pedagogical plan. Finally, after completing the didactic sequence, we repeated the questionnaire initially applied, to map the occurrence of significant learning of the proposed subject. As a result, we infer that the students presented retention of the concepts, from the use of the proposed educational product, based on their performance in the quiz.

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Author Biographies

Érik Rocha de Oliveira, Universidade Federal do Acre

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Mestrando em Ensino de Física pelo Mestrado Nacional Profissional do Ensino de Física (MNPEF). Graduando em Direito pelo Instituto de Ensino Superior do Acre. Possui Técnico em Software e hardware pelo Núcleo de Tecnologia e Educação (NTE). Coordenador Pedagógico de Ensino pela Escola do Legislativo Acreano (ELA), Professor de Ética e Empreendedorismo, Oficina de Escrita e Física polivalente em atividades técnico administrativas

Antônio Romero da Costa Pinheiro, Universidade Federal do Acre

Graduação em Física (2010) pela Universidade Federal do Acre - UFAC. Graduação Intercâmbio em Física (2011) na Universidade de Milano - UNIMI. Especialização em Geologia do Petróleo e Gás (2021) pela Universidade Católica de Petrópolis - UCP. Mestrado em Física (2013), com área de concentração em Óptica Quântica e Informação Quântica, na Universidade Federal Fluminense - UFF. Doutorado em Física (2016), com área de concentração em Física Nuclear, pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF. Trabalhou no desenvolvimento de novas ferramentas educacionais para o ensino de física a distância do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro - CEDERJ. Atualmente é professor na Universidade Federal do Acre, no Departamento de Física. Pesquisa nas áreas de Geofísica do Petróleo, Física Nuclear, Eletromagnetismo e Energias Renováveis, Simulação Computacionais e Ensino de Física. Coordenou o Curso de Física da Universidade Federal do Acre por seis anos. Colaborador técnico da Plataforma Moodle e Professor Formador em Educação a Distância no NIEAD-Ufac. Professor Permanente no Mestrado em Ensino de Física - MNPEF-Ufac e no Doutorado de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal BIONORTE - Ufac. Coordenador do Laboratório Estação de Geofísica Aplicada do Acre - GFISA. Atualmente, é pós-doutorando no Grupo de Inferência de Reservatório (GIR) do Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo - LENEP/UENF.

Carlos Henrique Moreira Lima, Universidade Federal do Acre

Possui graduação em Licenciatura Plena pela Universidade Regional do Cariri (2011), Mestrado em física pela Universidade Federal de Alagoas (2013) atuando na área de espectroscopia óptica; óptica não-linear. Doutorado e pós doutorado em física da Universidade Federal de Viçosa, atuando principalmente na área de Física Experimental, com ênfase em Física Biológica, Pinças Ópticas e Ensino de Física. Atualmente sou professor Adjunto da Universidade Federal do Acre - UFAC campus Rio Branco e membro permanente do Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF) polo 59/Ufac.

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Published

2023-01-16

How to Cite

ROCHA DE OLIVEIRA, Érik; DA COSTA PINHEIRO, Antônio Romero; MOREIRA LIMA, Carlos Henrique. Quiz with Socrative Application for the Development of Modern Physics Concepts. Journal of the Physics Teacher, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 12–32, 2023. DOI: 10.26512/rpf.v6i3.42702. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/42702. Acesso em: 27 jul. 2024.