CONCEPT MAPS AS A TOOL FOR SCIENTIFIC DISSEMINATION IN THE TRAINING OF PHYSICS TEACHERS
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v5i3.37619Keywords:
Aprendizagem Significativa. Mapas Conceituais. Divulgação Científica. Formação de Professores.Abstract
Based on Ausubel's Theory of Meaningful Learning, this article proposes and discusses the use of concept maps in the scientific dissemination of research topics in Physics, in the training of teachers in a class of the 4th period of the Degree in Physics. Aiming to assess students' understanding of advanced topics such as Particle Physics, Condensed Matter, Quantum Computing, Nuclear Physics, Astronomy and Medical Physics, in order to investigate how complex concepts are assimilated and contextualized within the cognitive structure of students.
Downloads
References
SAVIANI D., Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro, Revista Brasileira de Educação, vol. 14, n. 40 (2009).
SAVIANI D., A pedagogia no Brasil: história e teoria. (Autores Associados, Campinas, 2008).
TANURI L. M., História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, n. 14, (2000).
SAVIANI D., História das ideias pedagógicas no Brasil. (Autores Associados, Campinas, 2007).
NOVAK J. D., CAÑAS A. J., A Teoria Subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los. Tradução de Luís Fernando Cerri, Práxis Educativa, Ponta Grossa, vol. 5, n.1, (2010).
ALMEIDA V. O., MOREIRA M. A., Mapas conceituais no auxílio à aprendizagem significativa de conceitos de óptica física, Rev. Bras. Ensino Fís., vol. 30, n.4, 4403 (2008).
GOMES A. P. et al, O Papel dos Mapas Conceituais na Educação Médica, Revista Brasileira de Educação Médica, vol. 35, 275-282 (2011).
CLEBSCH A. B., MORS P. M., Explorando recursos simples de informática e audiovisuais: uma experiência no ensino de fluidos. Rev. Bras. Ensino Fís., vol. 26, n. 4 (2004).
FIALHO N. N., FILHO R. P. V. e SCHMITT M. R., O Uso de Mapas Conceituais no Ensino da Tabela Periódica: Um Relato de Experiência Vivenciado no PIBID, Quím. nova esc. – São Paulo (2018).
MARTINS R. L. C. et al, A utilização de diagramas conceituais no ensino de física em nível médio: um estudo em conteúdos de ondulatória, acústica e óptica, Rev. Bras. Ensino Fís., vol. 31, n. 3, 3401 (2009).
ROSA I. S. C., LANDIM M. F., Mapas conceituais no ensino de Biologia: Um estudo sobre aprendizagem significativa, Scientia Plena, vol. 11, n. 03, 032702-1 (2015).
SOUZA M. A. M., NASCIMENTO A. C. S., COSTA D. F., FERREIRA O., Jogo de Física de partículas: Descobrindo o bóson de Higgs, Rev. Bras. Ensino Fís., vol. 41, n. 2, e20180124 (2019).
NOVAK J. D., Concept Mapping: A Useful Tool for Science Education, Journal of Research in Science Teaching, vol. 27}, n. 10, 937-949 (1990).
NOVAK J. D., Learning, Creating, and Using Knowledge: Concept Maps™ as Facilitative Tools in Schools and Corporation, (Lawrence Erlbaum Associates, Mahwah, 1998).
NOVAK J. D. e GOWIN D. B., Learning How to Learn, (Cambridge University Press, Cambridge, 1984)
NOVAK J. D., Concept Mapping: A Strategy for Organizing Knowledge, pp. 229-245 in S. M. Glynn & R. Duit (eds.), Learning Science in the Schools: Research Reforming Practice, (Lawrence Erlbaum Associates, Mahwah, 1995).
NOVAK J. D., CAÑAS A. J., The Theory Underlying Concept Maps and How to Construct and Use Them, Technical Report IHMC CmapTools 2006-01 Rev 01-2008, Florida Institute for Human and Machine Cognition, (2008).
GOWIN D. B., Education. Ithaca, Nova York: Cornell University (1981).
GOWIN D. B., ALVAREZ M. C., The Art of Educating with V Diagrams. (Cambridge: Cambridge University Press, 2005).
MOREIRA M. A., Diagramas V no ensino de Física. Porto Alegre: Instituto de Física UFRGS (1997).
MOREIRA M. A., Mapas conceituais e Diagramas V. Porto Alegre: Instituto de Física UFRGS (2006).
MOREIRA M. A., Mapas Conceituais, Cad. Cat. Ens. Fis., vol. 3, n. 1, 17-25, (1986).
MOREIRA M. A., Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa, (Centauro, São Paulo, 2017).
MOREIRA M. A., A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula, (Editora Unb, Brasília, 2006).
TAVARES R., Construindo mapas conceituais, Ciências & Cognição, vol. 12, 72-85 (2007).
CARROLL S., Quintessence and the Rest of the World: Suppressing Long-Range Interactions, Phys. Rev. Lett, vol. 81, 3067 (1998).
PEEBLES P. e RATRA B., The cosmological constant and dark energy, Rev. Mod. Phys., vol. 75, 559 (2003).
GUTH, A., Inflationary universe: A possible solution to the horizon and flatness problems, Phys. Rev. D, vol. 23, 347-356 (1981).
CATANIA A. C., Aprendizagem: comportamento, linguagem e cognição. 4ª ed, (Artes Médicas Sul, Porto Alegre: 1999).
FALCÃO G. M., Psicologia da aprendizagem. 10ª ed, (Editora Ática, São Paulo: 2001).
OLIVEIRA Z. R., Educação infantil: fundamentos e métodos. (Cortez, São Paulo: 2002).
AUSUBEL D. P., NOVAK J. D., HANESIAN H., Psicologia educacional. (Tradução Eva Nick, Interamericana, Rio de Janeiro, 1980).
AUSUBEL D. P., Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva. 1 ed. (Plátano, Lisboa, 2000).
CAMARGO S. e NARDI R., Formação Inicial de professores de Física: marcas de referenciais teóricos no discurso de licenciandos, IX Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Física, p. 1-14, 2004.
RICARDO E. C., Problematização e contextualização no ensino de física. Em A. M. P. Carvalho (Org.), Ensino de Física (pp. 29-51). São Paulo: Cengage Learning (2010).
COSTA M. B. S. e PAVÃO A. C., Supercondutividade: um século de desafios e superação, Rev. Bras. Ensino Fís., vol. 34, n. 2, 2602 (2012).
SANTOS, A. C., O Computador Quântico da IBM e o IBM Quantum Experience, Rev. Bras. Ensino Fís., vol. 39, n. 1, e1301 (2017).
RABELO, W. R. M. e COSTA, M. L. M., Uma abordagem pedagógica no ensino da computação quântica com um processador quântico de 5-qbits, Rev. Bras. Ensino Fís., vol. 40, n. 4, e4306 (2018).
ASHCROFT N. W., MERMIN N. D., Solid State Physic, (Cengage Learning, 1976).
EDINBURGH K. J. et al. Multiple pulmonary nodules in AIDS: usefulness of CT in distinguishing among potential causes. Radiol. Bras. Vol. 34, n.2, 427–432 (2001).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Journal of the Physics Teacher
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).