Teaching Electricity using technical lightning bench and PhET simulator

Authors

  • Rafael Costa Araújo Federal University of South and Southwest of Pará
  • Moisés Abreu de Sousa Federal University of South and Southwest of Pará
  • Rodrigo Rangel Ribeiro Bezerra Federal University of South and Southwest of Pará
  • Glaura Caroena Azevedo de Oliveira Federal University of South and Southwest of Pará
  • Fernanda Carla Lima Ferreira Federal University of South and Southwest of Pará
  • Divanizia Nascimento de Souza Federal University of Sergipe
  • Andréa de Lima Ferreira Novais Federal University of the South and Southwest of Pará

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25897

Keywords:

Electricity. Physics Teaching. Lightning Bench.

Abstract

O ensino dos conceitos que envolvem os fenômenos elétricos no ensino médio se resume, na maioria das vezes, na apresentação dos conteúdos pelo professor e/ou resolução de exercícios. Neste contexto, uma proposta de ensino que incentive a utilização de atividades experimentais em consonância com atividades computacionais é necessária. A implementação dessa proposta leva a alguns questionamentos a respeito das vantagens e desvantagens no aprendizado dos estudantes quando comparadas com as aulas expositivas tradicionais (Santos & Dickman, 2019).

Segundo Baquero (2001) as atividades experimentais são importantes para o desenvolvimento dos conceitos científicos. Já Fiolhais e Trindade (2003, p. 264), afirmam que “embora as simulações não devam substituir por completo a realidade que representam, elas são bastante úteis para abordar experiências difíceis ou impossíveis de serem realizadas na prática”.

O presente trabalho apresenta uma proposta de pesquisa que visa comparar a utilização de experimentos concretos (bancada luminotécnica) e virtuais (simulador PhET Interactive Simulations) com as aulas tradicionais expositivas. Além de realizar um estudo comparativo entre o uso de experimentos concretos e virtuais no ensino de física (Santos; Dickman, 2019).

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2019-07-07

How to Cite

ARAÚJO, Rafael Costa; DE SOUSA, Moisés Abreu; BEZERRA, Rodrigo Rangel Ribeiro; DE OLIVEIRA, Glaura Caroena Azevedo; FERREIRA, Fernanda Carla Lima; DE SOUZA, Divanizia Nascimento; FERREIRA NOVAIS, Andréa de Lima. Teaching Electricity using technical lightning bench and PhET simulator. Journal of the Physics Teacher, [S. l.], v. 3, n. Especial, p. 91–92, 2019. DOI: 10.26512/rpf.v3iEspecial.25897. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/25897. Acesso em: 31 jul. 2024.