Pepper's phantom and its contribution to teaching geometrical optics

Authors

  • Denise Vieira da Rocha Abreu University of Grande Dourados
  • Adellane Araujo Sousa Federal University of Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25860

Keywords:

Physics Teaching. Pepper's Phantom. Refraction. Total Internal Reflection.

Abstract

O Fantasma de Pepper é uma das ilusões de óptica mais fascinante e reproduzida no mundo em mais de cem anos, formando curiosas imagens virtuais que parecem se fundir com objetos reais, demonstrando que por trás da aparente mágica há conceitos físicos que podem ajudar a construir “pontes” para os alunos adentrarem no mundo das ciências ensinadas no ensino médio.

Atualmente existem muitas dificuldades para ensinar física, notadamente conteúdos de Óptica como a Geométrica. Dentre estas dificuldades, de acordo com Bertelli (2013), podemos destacar: alunos desmotivados, escolas sem laboratórios, professores com práticas pedagógicas limitadas ao quadro e giz, conteúdos sendo trabalhados de maneira isolada sem relacionar ao cotidiano do aluno, contribuindo para o fracasso da aprendizagem da disciplina.

A fim de tentar contornar estas dificuldades, construímos alguns dispositivos baseados nos princípios da óptica envolvendo “O Fantasma de Pepper”, buscando apresentar uma proposta envolvendo a “mágica” dessas ilusões de óptica como ferramenta no processo ensino-aprendizagem, conforme visto na figura 1. Segundo Parisoto e Hilger (2016), a aprendizagem é facilitada quando o aluno está interessado e as ilusões de óptica despertam a curiosidade em aprender como elas ocorrem, contribuindo assim para o ensino de Física.

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Published

2019-07-06

How to Cite

ABREU, Denise Vieira da Rocha; SOUSA, Adellane Araujo. Pepper’s phantom and its contribution to teaching geometrical optics. Journal of the Physics Teacher, [S. l.], v. 3, n. Especial, p. 25–26, 2019. DOI: 10.26512/rpf.v3iEspecial.25860. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/25860. Acesso em: 14 jul. 2025.