EPISTEMOLOGIA DE BACHELARD E A APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE RESSONÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v2i2.12077Keywords:
Resonance. epistemological obstacles. epistemological profile.Abstract
In this work, we aim at investigating the possible epistemological obstacles in the cognitive system of a group of high school students to learn the concept of Resonance and to describe an example of the epistemological profile for the latter, according to Bachelard (BACHELARD, 1996). For this, we applied a questionnaire with diagnostic questions about the referred concept to a sample of 33 students. We found that the main epistemological obstacles suggested in the responses were the verbal and substantial obstacles and that the researched students evidenced a concept based in the empiricist and positivist philosophy for the concept of Resonance.
Downloads
References
AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional 1. . Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
BACHELARD, G. A filosofia do não; O novo espírito científico; A poética do espaço. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
BACHELARD, G. O racionalismo aplicado. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.
BACHELARD, G. poética do devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BACHELARD, G. A epistemologia. Tradução de Fátima Lourenço Godinho e Mário Carmino Oliveira. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2006.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.
LUDKE, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Trad. Ernani F. da Rosa ”“ Porto Alegre: ArtMed, 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).