CONSTRUINDO UM MOTOR ELETRICO DE CORRENTE CONTINUA COMO APRENDIZAGEM ATIVA DA LEI DE FARADAY
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v2i2.12075Abstract
We present a teaching proposal on electromagnetic phenomena (DC motor) with a focus on practical activities according to the concept of Piaget, here extrapolated to include the objects in virtual environments. We set up in the classroom an electric DC motor to discuss concepts of electromagnetic theory. We carried out the physical modeling and its computational simulation using the Modellus educational software. In both situations, the teaching laboratory with the real object of study, and in the virtual laboratory with the simulation of the object, the participants showed an intense interest, illustrating the potential of the active learning.
Downloads
References
ALVEZ, L.; NOVA, C. Educação a Distância: uma nova concepção de aprendizagem e epistemologia. Futura, (2003).
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental, Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais, 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, (2000).
COQUIDÉ, M. Ensaio, 10, 1 (2008).
DA SILVA, C.E., SANTIAGO, A.J., MACHADO, A.F.; DE ASSIS, A.S, Eletromagnetismo ”“ Fundamentos e Simulações, Pearson Education do Brasil, (2014).
ERN, E.; AIRES, J.A. Contribuições da história das disciplinas escolares para a história do ensino de ciências. Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2014.
DE ANDRADE, M.L.F.; MASSABNI, V.G. Ciênc.educ, 17, 835 (2011).
FERREIRA, Y. P. U. M.; MACHADO A., SILVA, C., SILVA, L.P.C. O Uso do Software Educacional Modellus como Instrumento Complementar no Ensino de Física: Analisando um Gerador de Corrente Contínua. Revista Interagir: pensando a extensão ”“ UERJ (2017):130-148.
GASPAR, A. Cad. Bras. Ens. Fís., v.21, 188 (2004).
HENRIQUES, V.B., PRADO, C.P.C. e VIEIRA, A.P. Revista Brasileira de Ensino de Física, 36, 4001 (2014).
KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia, 4. ed. São Paulo: EDUSP, (2004).
MACHADO, A.F., SANTIAGO, A.J., SILVA C.E., e SIMÕES, D. em Simões D. & García, F. (org.), A pesquisa científica como linguagem e práxis. Publicações Dialogarts, RJ, (2014).
PIAGET, J. Psicologia e pedagogia, Rio de Janeiro: Forense, (1972). ______, Psicologia e epistemologia por uma teoria do conhecimento, 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, (1978).
PINO, P. V.; OSTERMANN, F.; MOREIRA, M.A., Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v5, 5-14, (2005).
SANTIAGO, A.J., SILVA, C.E.; MACHADO, A.F.; WASHINGTON, M.G. Jour. of Soc. Science, 03, 8 (2015).
SKINNER, B. F. Tecnologia do Ensino. Capítulo II ”“ A Ciência da aprendizagem e a arte de ensinar. Herdere e Edusp. p 22 (1972).
VALENTE, J. A. Computadores e Conhecimento: representando a educação. Gráfica Centra UNICAMP (1998).
WENTWORTH, S.M. Eletromagnetismo Aplicado, Bookman (2009).
ZANON, D.A.V. e FREITAS, D.A. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, 10, 93 (2007).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).