About the Journal
A Revista do Professor de Física é uma revista eletrônica criada com a finalidade de promover um espaço de publicação de artigos em Ensino de Física, resenhas de livros, traduções, e outras possíveis produções relativas ao Ensino de Física com a característica de propiciar uma relação mais direta entre o conhecimento produzido em Instituições de Ensino Superior e a atuação cotidiana do professor de Física em sala de aula.
A Revista do Professor de Física pretende ser uma publicação quadrimestral, disponibilizada em meio virtual.
O objetivo principal é o encurtamento da distância entre conhecimento e saberes de caráter acadêmico, produzidos no âmbito das Instituições de Ensino (superiores ou não) e as práticas cotidianas dos professores em sala de aula, em particular daqueles que atuam no Ensino Médio.
Com isso, a Revista do Professor de Física se propõe a ser um mecanismo de diálogo entre duas instâncias do Ensino de Física e das produções de conhecimentos, saberes e experiências que lhe são próprias.
O conteúdo da revista é disponibilizado livre e gratuitamente, tendo em vista que o livre acesso permite e estimula uma maior democratização e divulgação do conhecimento.
POLÍTICAS DE SEÇÃO
ARTIGOS
Política padrão de seção
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES
Os trabalhos submetidos à Revista do Professor de Física passam por duas etapas distintas de avaliação: a análise prévia e a análise do parecerista.
A primeira avaliação, ou análise prévia, é realizada pela Comissão Editorial, com o objetivo de identificar a adequação do trabalho aos padrões da revista. Nessa etapa as submissões poderão ser rejeitadas ou encaminhadas para a próxima etapa de avaliação.
A segunda avaliação será realizada por pareceristas, acadêmicos, a convite do Conselho Editorial ou da Comissão Executiva, cuja área de atuação corresponderá ao tema proposto pelo autor.
Após essa segunda avaliação, a submissão será encaminhada novamente ao seu autor com as sugestões do parecerista, dando à quele a possibilidade de reescrever o seu texto e voltar a submetê-lo a análise. A Revista do Professor de Física reserva para si o direito de publicar os textos que atenderem aos critérios dos pareceristas ou que sejam de interesse de seu Corpo Editorial.
A revista preza, sobretudo, pelo diálogo que se deve estabelecer entre aquele que expõe suas ideias e o avaliador. Sendo assim, nos propomos a tornar o processo de submissão de artigos um canal aberto à troca de conhecimento e respeito pelas opiniões divergentes do Conselho Editorial, no sentido de fazer com que haja uma avaliação construtiva dos textos submetidos.
A Revista do Professor de Física não veiculará conteúdos racistas, sexistas, homofóbicos, de cunho preconceituoso ou que firam a integridade das pessoas. Os trabalhos publicados não expressam necessariamente as opiniões do Corpo Editorial da revista. Os autores, considerados individualmente, são responsáveis por suas opiniões e posições.
PERIODICIDADE
A Revista do Professor de Física tem periodicidade quadrimestral.
POLÍTICA DE ACESSO LIVRE
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
ARQUIVAMENTO
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...