SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA COM VÍDEO ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA TEORIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i2.7072Palavras-chave:
Vídeo análise;, Cinemática;, Aprendizagem significativaResumo
Neste trabalho apresentamos uma sequência didática para o ensino de cinemática no ensino médio explorando vídeo análise através do software Tracker. Para tanto realizamos a filmagem de seis movimentos diferentes (movimento retilíneo uniforme e acelerado, laçamento vertical, horizontal e oblíquo) produzidos por instrumentos do Laboratório Didático do curso de graduação em física (PASCO e CIDEPE) do Instituto NOME INSTITUIÇÃO através de equipamento de filmagem de alta resolução da TV Universitária NOME. A produção destes filmes possibilitou maior precisão na geração dos movimentos e qualidade na imagem, resultando em maior qualidade no processo de vídeo análise. A sequência foi produzida tendo como referencial teórico a Teoria de Aprendizagem Significativa. Os resultados da aplicação da sequência em um escola pública do Estado do Rio de Janeiro são discutidos levando-nos a acreditar que a sequência didática produzida seja potencialmente significativa.
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