ESTUDO SIMULTÂNEO DOS MOVIMENTOS UNIFORMES RETILÍNEO E CIRCULAR MEDIADO POR VIDEOANÁLISE
Palavras-chave:
Videoanálise;, Cinemática;, Ensino de FísicaResumo
Neste artigo são apresentados os resultados de uma intervenção realizada por meio de uma sequência didática utilizando técnicas de videoanálise no estudo simultâneo dos movimentos uniformes retilíneo e circular, que ocorrem durante o deslocamento de uma bicicleta. Uma câmera foi acoplada ao eixo dianteiro da bicicleta, enquanto outra câmera, apoiada em um tripé fixo ao solo, filmou simultaneamente o movimento retilíneo da bicicleta. A sequência didática foi aplicada em três turmas de ensino médio integrado a cursos técnicos da rede federal. O desempenho das turmas foi avaliado quantitativamente, com base nas soluções apresentadas pelos alunos aos problemas propostos durante a aula, combinada com o desempenho desses alunos em um teste aplicado ao final da sequência didática.
Downloads
Referências
GRELLO, D.A.; GARG, R. Compreensão de Gráficos de Cinemática em Física Introdutória. Revista Brasileira de Ensino de Física v.21, n. 1, p.103-115, 1999.
ARAUJO, I. S.; VEIT, E. A.; MOREIRA, M. A. Atividades de modelagem computacional no auxílio à interpretação de gráficos da Cinemática. Revista Brasileira de Ensino de Física v. 26, n. 2, 179, 2004.
BEICHNER, R. The impact of video motion analysis on kinematics graph interpretation skills. American Journal of Physics v. 64, p. 1272”“1277, 1996.
BEICHNER, R.J. Testing student interpretation of kinematics graphs. American Journal of Physics v.62, n.8, p.750-762, 1994.
BEZERRA Jr, A G., OLIVEIRA, L. P.; LENZ, J. A.; SAVEDRA, N. Videoanálise com o software livre Tracker no laboratório didático de Física: movimento parabólico e segunda lei de Newton. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, n. Especial 1: p. 469-490, 2012.
BEZERRA, A. G, LENZ, J. A.; FILHO, N. C. S. Utilização da videoanálise para o estudo do movimento circular e a construção do conceito de aceleração centrípeta. Acta Scientiae, v. 18, n. 3, p.782-798, 2016.
BONJORNO, J. R.; BONJORNO, R. F. S. A.; BONJORNO, V.; RAMOS, C. M. R.; PRADO, E. P., CASEMIRO, R. Física: Mecânica. 2.ed. São Paulo: FTD, 2013.
BROWN, D; COX, A. J. Innovative Uses of Video Analysis. The Physics Teacher v. 47, p. 328, 2009.
DE JESUS, V. L. B. Experimentos e videoanálise: Dinâmica. São Paulo: Livraria da Física, 2014.
LAWS; P; PFISTER, H. Using Digital Video Analysis in Introductory Mechanics Projects. The Physics Teacher v. 36, p. 282”“287, 1998.
OSP. Site do Open Source Physics. Disponível em: http:// www.opensourcephysics.org>. Acesso em: 19 de jun. 2017.
SILVA, D. O ensino construtivista da velocidade angular. Textos: Pesquisas para o Ensino de Ciências, n. 4, São Paulo: Universidade de São Paulo, 1990. 59p.
TRACKER. Site do software Tracker. Disponível em: http://physlets.org/tracker. Acesso em: 15 jun. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).