HISTÓRIA EM QUADRINHOS SOBRE RADIOTERAPIA: UMA PROPOSTA DE ENSINO INVESTIGATIVO PARA NÍVEL MÉDIO

Autores

  • Giselle Rodrigues da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Almir Guedes dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0003-1066-0451

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v9i1.57126

Palavras-chave:

Sequência de ensino investigativo. História em quadrinhos. Radioterapia. Alfabetização científica.

Resumo

Mais da metade das ocorrências de tumores malignos no Brasil é tratada através da Radioterapia. Apesar de cada vez mais presente na medicina, a Radiação ainda é cercada de mitos e por vezes mal compreendida, mesmo por pacientes de tratamentos radioterápicos. Este trabalho propõe uma Sequência de Ensino Investigativo que a partir das propriedades catártica e lúdica de uma História em Quadrinhos guiará os alunos do ensino médio à investigação de uma dúvida frequente entre vítimas de câncer e seus familiares, a questão da radioatividade como consequência da irradiação das células de um tumor. A metodologia inclui um Roteiro de possíveis, porém não definitivas, perguntas para servirem de guia para o Professor em sala de aula.

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Biografia do Autor

Giselle Rodrigues da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Possui graduação em Licenciatura em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro(2018). Atualmente é Auxiliar em Administração da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Almir Guedes dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Doutor em Ciências pela USP (área de concentração: Ensino de Física), Mestre em Ensino de Física pela UFRJ, Especialista em Educação Tecnológica pelo CEFET-RJ e Licenciado em Física pela UFRJ. Atualmente é professor do ensino básico, técnico e tecnológico do campus Nilópolis do IFRJ. Foi professor de física no nível médio de escolas da rede pública estadual de ensino do Rio de Janeiro, coordenador do curso de Licenciatura em Física do campus Nilópolis do IFRJ, professor supervisor do subprojeto Física do PIBID/UFRJ em escolas públicas (estaduais e federal), monitor de disciplinas experimentais no IF-UFRJ, tutor presencial no pré-vestibular social da Fundação CECIERJ, tutor presencial de Física da UFRJ e UAB (consórcio CEDERJ) e estudante de iniciação científica em Sismologia (Geofísica) no ON. Líder e pesquisador do Grupo de Pesquisa e Produção Educacional em Ensino de Física (GruPEF). Os interesses relacionados ao ensino de física consistem em CTSA, Educação Tecnológica, Ciência e Arte, Divulgação Científica, Formação Inicial e Continuada de Professores, Avaliação Escolar, Experimentação Escolar e Teoria da Atividade.

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Publicado

2025-04-09

Como Citar

RODRIGUES DA SILVA, Giselle; GUEDES DOS SANTOS, Almir. HISTÓRIA EM QUADRINHOS SOBRE RADIOTERAPIA: UMA PROPOSTA DE ENSINO INVESTIGATIVO PARA NÍVEL MÉDIO. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 482–497, 2025. DOI: 10.26512/rpf.v9i1.57126. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/57126. Acesso em: 1 maio. 2025.