HISTÓRIA EM QUADRINHOS SOBRE RADIOTERAPIA: UMA PROPOSTA DE ENSINO INVESTIGATIVO PARA NÍVEL MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v9i1.57126Palavras-chave:
Sequência de ensino investigativo. História em quadrinhos. Radioterapia. Alfabetização científica.Resumo
Mais da metade das ocorrências de tumores malignos no Brasil é tratada através da Radioterapia. Apesar de cada vez mais presente na medicina, a Radiação ainda é cercada de mitos e por vezes mal compreendida, mesmo por pacientes de tratamentos radioterápicos. Este trabalho propõe uma Sequência de Ensino Investigativo que a partir das propriedades catártica e lúdica de uma História em Quadrinhos guiará os alunos do ensino médio à investigação de uma dúvida frequente entre vítimas de câncer e seus familiares, a questão da radioatividade como consequência da irradiação das células de um tumor. A metodologia inclui um Roteiro de possíveis, porém não definitivas, perguntas para servirem de guia para o Professor em sala de aula.
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