UMA CRÍTICA AO USO DE CIRCUITOS COM LDR COMO RECURSO DIDÁTICO EM AULAS SOBRE O EFEITO FOTOELÉTRICO

Autores

  • Glênon Dutra Centro de Formação de Professores. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. https://orcid.org/0000-0002-3936-7710
  • Thárcio Adelino Cerqueira Instituto Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-8380-907X
  • Cleiton Novais dos Santos Centro de Formação de Professores. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
  • Helenildo de Jesus Sousa Junior Centro de Formação de Professores. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v9i1.57082

Palavras-chave:

Ensino de Física Moderna. Dificuldades conceituais. Efeito Fotoelétrico e Fotocondutividade.

Resumo

Discute-se a utilização de circuitos com LDR (Light Dependent Resistor) em aulas sobre o efeito fotoelétrico. A partir de materiais sobre o assunto, reproduzimos um aparato composto por um circuito formado por um relé fotoelétrico e uma lâmpada associados em série. Investiga-se o princípio físico relacionado ao seu funcionamento, identificando se ele constitui um bom exemplo para o ensino do efeito fotoelétrico como feito no Ensino Médio. Verificou-se que esses circuitos funcionam com base no fenômeno da fotocondutividade, o qual, apesar de algumas semelhanças, distingue-se do efeito fotoelétrico da forma como este efeito é descrito nos materiais didáticos, podendo gerar alguma confusão de conceitos entre os estudantes.

Downloads

Referências

ALVES, D. C. Investigação do efeito de fotocondução em poços quânticos de PbTe do tipo p. f. 51. Dissertação (Mestrado em Física) Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2020.

BRASIL. Lei n◦ 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, p. 27833, 23 dez. 1996.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. p. 533.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio Digital: caderno azul, questão 94. Brasília, DF: INEP, 2020. Disponível em: <https://download.inep.gov.br/enem/provas_e_gabaritos/2020_PV_digital_D2_CD7.pdf>. Acesso em: 6 out. 2024.

CALÇADA, C. S.; SAMPAIO, J. L. Física clássica, volume 3: eletricidade e física moderna. 1. ed. São Paulo: Atual, 2012.

CARRON, W.; GUIMARÃES, O. As Faces da Física, volume único. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006.

CAZATI, T. Efeito da fotocondução em diodos com camada ativa de derivados de poli(p-fenileno vinileno) (PPV). Tese (Doutorado em Engenharia de Materiais) Universidade de São Paulo, São Carlos, 2008.

DA SILVA, A. C.; DE ALMEIDA, M. J. P. M. Física quântica no ensino médio: o que dizem as pesquisas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 3, p. 624652, 2011. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2011v28n3p624>. Acesso em: 6 out. 2024.

DAL MORO, G. A.; CARVALHO, C. L. de; FRANÇA, H. dos S. Sistema Positivo de Ensino: ensino médio: física. v. 12. Curitiba: PSD Educação, 2021.

EISBERG, R.; RESNICK, R. Física Quântica: átomos, moléculas, sólidos, núcleos e partículas. Tradução: P. C. Ribeiro, E. F. da Silveira, M. F. Barroso. Rio de Janeiro: Campus, 1988.

FREITAS, A.; FERREIRA, M.; SILVA FILHO, O. L. Uma Proposta de Ensino Investigativo Sobre a Física Moderna e Contemporânea: o Efeito Fotoelétrico. Revista do Professor de Física, v. 3, n. esp., p. 3738, 2019. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/25867>. Acesso em: 6 out. 2024.

GUTIERRE, H. G. et al. Sistema fotodetector econômico para utilização em laboratórios de ensino e pesquisa. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, p. e3501, 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbef/a/dm5Xvpq6SwcwwxCjtNn73fD/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 6 out. 2024.

HAN, T. et al. Photoelectric materials and devices. Singapura: World Scientific Publishing Co.Pte. Ltd., 2021.

MENDES JÚNIOR, J. J. A.; STEVAN JUNIOR, S. L. LDR e sensores de luz ambiente: funcionamento e aplicações. Semana de Eletrônica e Automação, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Ponta Grossa, PR, 2013. Disponível aqui. Acesso em: 6 out. 2024.

MUNIZ, D. S.; DA SILVA, A. J.; SILVA, J. P. C.; NASCIMENTO, D. O. Proposta metodológica sobre o efeito fotoelétrico para o ensino médio. Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente, v. 9, n. 2, p. 841845, 2018. Disponível em: . Acesso em: 6 out. 2024.

OSTERMANN, F.; MOREIRA, M. A. Uma revisão bibliográfica sobre a área de pesquisa Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio. Investigações em Ensino de Ciências, v. 5, n. 1, p. 2348, 2016. Disponível em: <https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/600>. Acesso em: 6 out. 2024.

PIETROCOLA, M.; POGIBIN, A.; ANDRADE, R. de; ROMERO, T. R. Física em contextos, volume 3: ensino médio. 1. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2016.

PINTO, A. C.; ZANETIC, J. É possível levar a física quântica para o ensino médio?. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 16, n. 1, p. 734, 1999. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6873>. Acesso em: 6 out. 2024.

ROSA, C. T. W. da; BIAZUS, M. de O.; DARROZ, L. M. Estudo envolvendo a função das imagens associadas a tópicos de Física Moderna nos livros didáticos do ensino médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 1, p. 2750, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2020v37n1p27>. Acesso em: 6 out. 2024.

TAVARES, P. Efeito fotoelétrico: experimento para sala de aula. YouTube, 29 mar. 2022. Disponível em: <https://www.youtube.com/shorts/9WjWy4lq164>. Acesso em: 22 maio 2023.

TERRAZZAN, E. A. A inserção da física moderna e contemporânea no ensino de Física na escola de 2º grau. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 9, n. 3, p. 209214, 1992. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7392>. Acesso em: 6 out. 2024.

VALADARES, E. C.; MOREIRA, A. M. Ensinando Física moderna no segundo grau: Efeito fotoelétrico, laser e emissão de corpo negro. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 15, n. 2, p. 121135, 1998. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6896>. Acesso em: 6 out. 2024.

VEIT, E. A.; THOMAS, G. L.; FRIES, S. G.; AXT, R.; SELISTRE, L. F. O efeito fotoelétrico no segundo grau via microcomputador. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 4, n. 2, p. 6888, 1987. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7850>. Acesso em: 6 out. 2024.

Downloads

Publicado

2025-04-01

Como Citar

DUTRA, Glênon; ADELINO CERQUEIRA, Thárcio; NOVAIS DOS SANTOS, Cleiton; DE JESUS SOUSA JUNIOR, Helenildo. UMA CRÍTICA AO USO DE CIRCUITOS COM LDR COMO RECURSO DIDÁTICO EM AULAS SOBRE O EFEITO FOTOELÉTRICO. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 466–481, 2025. DOI: 10.26512/rpf.v9i1.57082. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/57082. Acesso em: 12 abr. 2025.