UMA CRÍTICA AO USO DE CIRCUITOS COM LDR COMO RECURSO DIDÁTICO EM AULAS SOBRE O EFEITO FOTOELÉTRICO
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v9i1.57082Palavras-chave:
Ensino de Física Moderna. Dificuldades conceituais. Efeito Fotoelétrico e Fotocondutividade.Resumo
Discute-se a utilização de circuitos com LDR (Light Dependent Resistor) em aulas sobre o efeito fotoelétrico. A partir de materiais sobre o assunto, reproduzimos um aparato composto por um circuito formado por um relé fotoelétrico e uma lâmpada associados em série. Investiga-se o princípio físico relacionado ao seu funcionamento, identificando se ele constitui um bom exemplo para o ensino do efeito fotoelétrico como feito no Ensino Médio. Verificou-se que esses circuitos funcionam com base no fenômeno da fotocondutividade, o qual, apesar de algumas semelhanças, distingue-se do efeito fotoelétrico da forma como este efeito é descrito nos materiais didáticos, podendo gerar alguma confusão de conceitos entre os estudantes.
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