SOBRE A LUZ: DISCRETA OU CONTÍNUA? UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO PARA ENSINAR FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v9i1.54972Palavras-chave:
Aprendizagem significativa. Animação computacional. Experimentação. Óptica Física.Resumo
A física moderna está presente em séries, filmes, noticiários e diversas tecnologias atuais. No entanto, pesquisas em ensino de física indicam que o currículo escolar não tem acompanhado essas mudanças. Em relação ao tema da luz, os alunos geralmente têm contato apenas com a óptica geométrica, sem explorar aspectos mais atuais da luz. Diante desse cenário, este trabalho tem como objetivo geral avaliar as contribuições da utilização de experimentos e animações computacionais para a inserção e aprendizagem da física moderna no ensino médio. Para alcançar esses objetivos, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o uso de experimentos e animações computacionais para introduzir conceitos de óptica física. Em seguida, desenvolveu-se uma sequência de ensino para abordar os conceitos de luz, utilizando animações computacionais e experimentos como recursos didáticos. Posteriormente, essa sequência foi aplicada em sala de aula e, por fim, foram avaliadas as contribuições do método utilizado. Para coletar dados, foram utilizados questionários e mapas conceituais. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e fundamentou-se nos princípios da aprendizagem significativa para a análise dos dados. A aplicação da sequência de ensino resultou em maior motivação dos estudantes e bom desempenho nas atividades, indicando evidências de aprendizagem com significado.
Downloads
Referências
AUSUBEL, D. The psychology of meaningful verbal learning. NY: Grune & Stratton, 1963.
AUSUBEL, D. Aquisição e retenção de conhecimento: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Platono edições técnicas, 2002.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, 2000.
CIPRIANO, A. Tecnologias baseadas na luz: abordagem contextualizada e interdisciplinar entre física e química. f. 120. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.
CICUITO, C.; CORREIRA, P. Título do artigo. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 34, n. 1, 2012. doi: <https://doi.org/10.1590/S1806-11172012000100012>.
FAJARDO, G. Sequência didática para estudar o comportamento da luz através de experimentos. f. 110. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba-SP, 2021.
FREITAS, F. Utilização das tecnologias de informação para o ensino de física moderna no ensino médio. f. 115. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto-MG, 2017.
HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de física, v. 2 e 4. São Paulo: Grupo Gen-LTC, 2016.
LINO, A. Inserção da física moderna e contemporânea no ensino médio: a ligação entre teorias clássicas e modernas sob a perspectiva da aprendizagem significativa. f. 130. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2010.
MACHADO, D.; NARDI, R. Título do artigo. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 28, 2006. Disponível em: <http://www.sbfisica.org.br>. Acesso em: 20 fev. 2025.
MONICO, K. Dualidade onda-partícula: uma sequência didática para o ensino médio com foco em atividades investigativas. f. 140. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018.
MOREIRA, M. A. Unidade de ensino potencialmente significativasUEPS. Temas de ensino e formação de professores de ciências. Natal, RN: EDUFRN, p. 45-57, 2012.
MOREIRA, M. Ensino e aprendizagem significativa. São Paulo: Livraria da Física, 2017.
NETO, J.; OSTERMANN, F.; PRADO, S. Título do artigo. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 1, 2011. doi: <https://doi.org/10.1590/S1806-11172011000100012>.
PIRES, C. Sequência didática para o ensino da luz em turmas do 9ž ano do ensino fundamental. f. 95. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2017.
SILVA, P. Física moderna para o ensino médio: relato de uma experiência. f. 100. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física MNPEF), 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista do Professor de Física

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).