SOBRE A LUZ: DISCRETA OU CONTÍNUA? UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO PARA ENSINAR FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v9i1.54972

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa. Animação computacional. Experimentação. Óptica Física.

Resumo

A física moderna está presente em séries, filmes, noticiários e diversas tecnologias atuais. No entanto, pesquisas em ensino de física indicam que o currículo escolar não tem acompanhado essas mudanças. Em relação ao tema da luz, os alunos geralmente têm contato apenas com a óptica geométrica, sem explorar aspectos mais atuais da luz. Diante desse cenário, este trabalho tem como objetivo geral avaliar as contribuições da utilização de experimentos e animações computacionais para a inserção e aprendizagem da física moderna no ensino médio. Para alcançar esses objetivos, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o uso de experimentos e animações computacionais para introduzir conceitos de óptica física. Em seguida, desenvolveu-se uma sequência de ensino para abordar os conceitos de luz, utilizando animações computacionais e experimentos como recursos didáticos. Posteriormente, essa sequência foi aplicada em sala de aula e, por fim, foram avaliadas as contribuições do método utilizado. Para coletar dados, foram utilizados questionários e mapas conceituais. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e fundamentou-se nos princípios da aprendizagem significativa para a análise dos dados. A aplicação da sequência de ensino resultou em maior motivação dos estudantes e bom desempenho nas atividades, indicando evidências de aprendizagem com significado.

Downloads

Biografia do Autor

Tiago Pereira Almeida, Secretaria de Educação do Estado do Amazonas

Possuo graduação em Licenciatura Plena em Ciências Naturais - Física pela Universidade do Estado do Pará (2019). Atualmente, sou professor de Física na Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (AM). Estou cursando Mestrado em Ensino de Física na Universidade Federal do Amazonas e Instituto Federal do Amazonas, onde desenvolvo estudos voltados para o ensino de Física Moderna. Tenho experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos temas de aprendizagem significativa, ensino de astronomia, espaço não formal de ensino e jogos didáticos.

José Victor Bezerra Teixeira, Secretaria de Educação do Estado do Amazona

Mestrando do Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF - Polo 04) - Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Especialista em Docência para o Ensino Profissional e Tecnológico - Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Graduado em ciências naturais com habilitação em física - Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atualmente Professor Efetivo de Física em SEDUC/AM (2020 - Atual). 

Denilson da Silva Borges, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Bacharel em Física pela Universidade Federal do Amazonas(1997), mestrado em Física pela Universidade Federal de São Carlos(2000), doutorado em Física pela Universidade Federal de São Carlos(2005), ensino-fundamental-primeiro-graupelo Instituto de Educação do Amazonas(1986) e ensino-medio-segundo-graupelo Instituto de Educação do Amazonas(1989). Atualmente é Associado III da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada. Atuando principalmente nos seguintes temas:Dinâmica Molecular.

Referências

AUSUBEL, D. The psychology of meaningful verbal learning. NY: Grune & Stratton, 1963.

AUSUBEL, D. Aquisição e retenção de conhecimento: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Platono edições técnicas, 2002.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, 2000.

CIPRIANO, A. Tecnologias baseadas na luz: abordagem contextualizada e interdisciplinar entre física e química. f. 120. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

CICUITO, C.; CORREIRA, P. Título do artigo. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 34, n. 1, 2012. doi: <https://doi.org/10.1590/S1806-11172012000100012>.

FAJARDO, G. Sequência didática para estudar o comportamento da luz através de experimentos. f. 110. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba-SP, 2021.

FREITAS, F. Utilização das tecnologias de informação para o ensino de física moderna no ensino médio. f. 115. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto-MG, 2017.

HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de física, v. 2 e 4. São Paulo: Grupo Gen-LTC, 2016.

LINO, A. Inserção da física moderna e contemporânea no ensino médio: a ligação entre teorias clássicas e modernas sob a perspectiva da aprendizagem significativa. f. 130. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2010.

MACHADO, D.; NARDI, R. Título do artigo. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 28, 2006. Disponível em: <http://www.sbfisica.org.br>. Acesso em: 20 fev. 2025.

MONICO, K. Dualidade onda-partícula: uma sequência didática para o ensino médio com foco em atividades investigativas. f. 140. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018.

MOREIRA, M. A. Unidade de ensino potencialmente significativasUEPS. Temas de ensino e formação de professores de ciências. Natal, RN: EDUFRN, p. 45-57, 2012.

MOREIRA, M. Ensino e aprendizagem significativa. São Paulo: Livraria da Física, 2017.

NETO, J.; OSTERMANN, F.; PRADO, S. Título do artigo. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 1, 2011. doi: <https://doi.org/10.1590/S1806-11172011000100012>.

PIRES, C. Sequência didática para o ensino da luz em turmas do 9ž ano do ensino fundamental. f. 95. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2017.

SILVA, P. Física moderna para o ensino médio: relato de uma experiência. f. 100. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física MNPEF), 2015.

Downloads

Publicado

2025-02-20

Como Citar

PEREIRA ALMEIDA, Tiago; BEZERRA TEIXEIRA, José Victor; DA SILVA BORGES, Denilson. SOBRE A LUZ: DISCRETA OU CONTÍNUA? UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO PARA ENSINAR FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 324–354, 2025. DOI: 10.26512/rpf.v9i1.54972. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/54972. Acesso em: 2 abr. 2025.