Uma sequência didática para o ensino de eletromagnetismo com base na perspectiva freiriana e no enfoque CTS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v8i2.53641

Palavras-chave:

Ensino de Física. Perspectiva freireana. Campo magnético. Ensino médio.

Resumo

O ramo de estudo do eletromagnetismo é capaz de explicar e utilizar as propriedades do fenômeno em uma ampla variedade de aplicações no nosso cotidiano. Considerando tais aspectos, o presente trabalho consiste em um relato de experiência referente a implementação de uma sequência didática baseada na perspectiva freiriana, especificamente, na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3MP), conjuntamente ao enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), para o estudo do campo magnético, em uma turma de 3ªsérie do Ensino Médio (EM) de uma Escola Pública Federal de Educação Básica. Para a avaliação da sequência didática, realizou-se a análise dos conhecimentos mobilizados pelos alunos na elaboração de todas as atividades desenvolvidas. Os resultados que puderam ser inferidos quanto à aprendizagem do conceito de campo magnético foram satisfatórios, logo, entende-se que a estratégia pedagógica empregada pode colaborar com as discussões sobre o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBUQUERQUE, K. B.; SANTOS, P. J. S.; FERREIRA, G. K. Os Três Momentos Pedagógicos como metodologia para o ensino de Óptica no Ensino Médio: o que é necessário para enxergarmos? Caderno Brasileiro de Ensino de Física, p. 461-482, ago. 2015.

ARAÚJO, E. S.; NASCIMENTOS, B. L. J.; SILVA, J. C.; ANDRADE, C. F. O uso de simuladores virtuais educacionais e as possibilidades do PhET para a aprendizagem de Física no ensino fundamental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 3, p. 1–25, 2021. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2875/1555. Acesso em: 07 abr. 2024.

AULER, D. Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade: pressupostos para o contexto brasileiro. Ciência e Ensino. v.1, número especial, 2007.

AULER, D. Interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade no Contexto da Formação de Professores de Ciências. 2002. 257 p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

AULER, D.; FENALTI, V. S.; DALMOLIN, A. M. T. Abordagem Temática: Temas em Freire e no Enfoque CTS. In: VI ENPEC. Florianópolis, 2007.

BERNARDES, J. Campos magnéticos de linhas de transmissão ameaçam saúde da população. In: Diário da Saúde. 14 jul. 2009. Disponível em: https://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=campos-magneticos-linhas-transmissao-ameacam-saude-populacao&id=4310&nl=nlds. Acesso em: 30 nov. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC, 2006a.

BRASIL. Orientações curriculares do ensino médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Ministério da Educação. Brasília, MEC, 2006b.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Ministério da Educação. Brasília, 2000.

CARVALHO, I. C. M. O sujeito ecológico: a formação de novas identidades culturais e a escola. In: PERNAMBUCO, M. M. C. A.; PAIVA, I. A (org.). Práticas coletivas na escola. Campinas: Mercado das Letras; Natal, RN: UFRN, 2013. p. 114-123.

DELIZOICOV, D. A educação em ciências e a perspectiva de Paulo Freire. In: PERNAMBUCO, M. M. C. A.; PAIVA, I. A (org.). Práticas coletivas na escola. Campinas: Mercado das Letras; Natal, RN: UFRN, 2013. p. 15-53.

DELIZOICOV, D. Concepção problematizadora para o ensino de ciências na educação formal: relato e análise de uma prática educacional na Guiné-Bissau. Instituto de Física, USP. São Paulo, 1982. p. 227.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Física. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1992.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2007.

DIAS. F. F.; LEONEL, A. A. Escolas do Campo: um olhar sobre a legislação e práticas implementadas no Ensino de Física. Revista Ensaio Educação em Ciências. Belo Horizonte, v. 20, e2874, 2018.

FERREIRA, A. C. R. O Uso Do Simulador Phet No Ensino De Indução Eletromagnética. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física), Universidade Federal Fluminense. Programa de Pós-graduação em Ensino de Física, Volta Redonda, 101p., 2016.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

GIACOMINI, A. Intervenções curriculares na perspectiva da abordagem temática: avanços alcançados por professores de uma escola pública estadual do RS. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.

LIMA, J. R.; FERREIRA, H. Contribuições da engenharia didática como elemento norteador no ensino de Física: estudando o fenômeno de Encontro de Corpos com atividades da robótica educacional. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, 2020.

LUDKE, M.; ANDRE, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MACÊDO, J. A.; DICKMAN, A. G.; ANDRADE, I. S. F. Simulações computacionais como ferramentas para o ensino de conceitos básicos de eletricidade. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, n. 1, p. 562-613, 2012.

MARCILIO, I.; HABERMANN, M.; GOUVEIA, N. Campos magnéticos de frequência extremamente baixa e efeitos na saúde: revisão da literatura. Revista Brasileira Epidemiologia, São Paulo, v. 12, ed. 2, p. 105-23, 18 nov. 2009.

MELO, I. G. As dificuldades em Lecionar Física no Ensino Médio na visão dos docentes. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física), Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 48 p., 2016.

MOREIRA, M. A. Grandes desafios para o ensino da física na educação Contemporânea. Ciclo de palestras dos 50 Anos do Instituto de Física da UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil, 2014. Disponível em: http://www.if.ufrj.br/~pef/aulas_seminarios/seminarios/2014_Moreira_DesafiosEnsinoFisica. pdf. Acesso em: 28 jun. 2023.

MOREIRA, M. A. Uma análise crítica do ensino de Física. Estudos Avançados, v. 32, n.

, p. 73-80, 2018.

MOZENA, E. R.; OSTERMANN, F. Editorial: Sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o ensino de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, n. 2, p. 327, 8 set. 2016.

MUENCHEN, C. A disseminação dos três momentos pedagógicos: um estudo sobre práticas docentes na região de Santa Maria/RS. 2010. 137 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-graduação de Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis.

NASCIMENTO, T. G.; VON LINSINGEN, I. Articulações entre enfoque CTS e a pedagogia de Paulo Freire como base para o ensino de ciências. Convergencia Revista de Ciencias Sociales, México, v. 13, n. 42, 2006, p. 95-116.

PASTORIO, D. P.; RIBEIRO, B. S.; SOUZA, L. A. V. D. S.; PIGOSSO, L. T.; FRAGOSO, T. A. Development and Implementation of a Teaching Unit based on Just-in-Time Teaching: A Study on Students’ Perceptions. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, n. 189, p. 1-13, 2020.

PERRENOUD, P. Não mexa na minha avaliação! Uma abordagem sistêmica da mudança. In: PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens: entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999. p. 145-168.

SANTOS, J.; DICKMAN, A. Experimentos reais e virtuais: proposta para o ensino de eletricidade no nível médio. Revista Brasileira de Ensino de Física. 2019, v. 41, n. 1 doi: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2018-0161.

SANTOS, W. L. P. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, Piracicaba, v. 1, p. 1-12, 2007. (Número especial).

SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de Pressupostos Teóricos da Abordagem C-T-S (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no Contexto da Educação Brasileira. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v.2, n.2, 2002.

SANTOS, M. P.; OLIVEIRA, A. M. Ensinando e aprendendo com Paulo Freire: pedagogias, pesquisas e práticas educacionais. Ceará: Quipá Editora, 2021.

SOUZA, B. C.; VALADARES, J. M. O ensino de ciências a partir da temática Mineração: uma proposta com enfoque CTS e três momentos pedagógicos. Ciência & Educação, Bauru, v. 28, n. 22002, p. 1-16, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/wrqqtgjQtkWx5XvJhkxhYFn/?lang=pt. Acesso em: 7 out. 2023.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2024-07-02

Como Citar

MEDEIROS, Julia; LEONEL, André Ary; PAZ, Alfredo Mullen da. Uma sequência didática para o ensino de eletromagnetismo com base na perspectiva freiriana e no enfoque CTS. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 67–90, 2024. DOI: 10.26512/rpf.v8i2.53641. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/53641. Acesso em: 13 nov. 2024.