Uma sequência didática para o ensino de eletromagnetismo com base na perspectiva freiriana e no enfoque CTS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v8i2.53641

Palavras-chave:

Ensino de Física. Perspectiva freireana. Campo magnético. Ensino médio.

Resumo

O ramo de estudo do eletromagnetismo é capaz de explicar e utilizar as propriedades do fenômeno em uma ampla variedade de aplicações no nosso cotidiano. Considerando tais aspectos, o presente trabalho consiste em um relato de experiência referente a implementação de uma sequência didática baseada na perspectiva freiriana, especificamente, na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3MP), conjuntamente ao enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), para o estudo do campo magnético, em uma turma de 3ªsérie do Ensino Médio (EM) de uma Escola Pública Federal de Educação Básica. Para a avaliação da sequência didática, realizou-se a análise dos conhecimentos mobilizados pelos alunos na elaboração de todas as atividades desenvolvidas. Os resultados que puderam ser inferidos quanto à aprendizagem do conceito de campo magnético foram satisfatórios, logo, entende-se que a estratégia pedagógica empregada pode colaborar com as discussões sobre o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de Física.

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Publicado

2024-07-02

Como Citar

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