PLURALISMO METODOLÓGICO NO ENSINO DE ASTRONOMIA: TENDÊNCIAS INFERIDAS A PARTIR DA ANÁLISE DE PUBLICAÇÕES NACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v8i1.53326Palavras-chave:
Educação em Astronomia. Pluralismo Metodológico. Metodologia de Ensino. Análise de Conteúdo.Resumo
Este trabalho traz os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo investigar as tendências relacionadas às metodologias de ensino empregadas na educação da Astronomia nos variados níveis de ensino do país, inferidas a partir da análise de publicações nacionais. Para tal, foram consideradas publicações desde o ano 2000 presentes em quatro periódicos nacionais de destaque. Apesar da baixa quantidade de artigos que indicam público-alvo e metodologia de ensino, encontra-se um elenco metodológico variado, o que corrobora a defesa do emprego do pluralismo metodológico no ensino de Astronomia. O presente estudo representa a parcela inicial de uma pesquisa maior, a ser desenvolvida ao longo dos próximos anos, que visará a identificação das metodologias mais indicadas aos variados conteúdos da Astronomia na Educação Básica.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo, Trad. Reto, L. A.; Pinheiro, A. São Paulo: Edições 70, 2016
BONADIMAM, H.; NONENMACHER, S. E. B. O gostar e o aprender no ensino de física: uma proposta metodológica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 24, n. 2, 2007.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. n. 9394, 1996.
CHIZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais, 12. Ed., São Paulo: Cortez, 2017.
LABURÚ, C. E.; ARRUDA, S. M.; NARDI, R. Pluralismo Metodológico no Ensino de Ciências, Ciência & Educação, v. 9, n. 2, 2003.
GALVÃO, I. C. M.; MONTEIRO, I. C. C.; MONTEIRO, M. A. O. A. pluralismo metodológico e o desenvolvimento da argumentação científica no ensino de física, Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v. 15, n. 1, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).