PLURALISMO METODOLÓGICO NO ENSINO DE ASTRONOMIA: TENDÊNCIAS INFERIDAS A PARTIR DA ANÁLISE DE PUBLICAÇÕES NACIONAIS

Autores

  • Bruno Paquier Pieroni UEL
  • Marcus Vinicius Martinez Piratelo UEL
  • Gustavo Iachel UEL

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v8i1.53326

Palavras-chave:

Educação em Astronomia. Pluralismo Metodológico. Metodologia de Ensino. Análise de Conteúdo.

Resumo

Este trabalho traz os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo investigar as tendências relacionadas às metodologias de ensino empregadas na educação da Astronomia nos variados níveis de ensino do país, inferidas a partir da análise de publicações nacionais. Para tal, foram consideradas publicações desde o ano 2000 presentes em quatro periódicos nacionais de destaque. Apesar da baixa quantidade de artigos que indicam público-alvo e metodologia de ensino, encontra-se um elenco metodológico variado, o que corrobora a defesa do emprego do pluralismo metodológico no ensino de Astronomia. O presente estudo representa a parcela inicial de uma pesquisa maior, a ser desenvolvida ao longo dos próximos anos, que visará a identificação das metodologias mais indicadas aos variados conteúdos da Astronomia na Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo, Trad. Reto, L. A.; Pinheiro, A. São Paulo: Edições 70, 2016

BONADIMAM, H.; NONENMACHER, S. E. B. O gostar e o aprender no ensino de física: uma proposta metodológica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 24, n. 2, 2007.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. n. 9394, 1996.

CHIZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais, 12. Ed., São Paulo: Cortez, 2017.

LABURÚ, C. E.; ARRUDA, S. M.; NARDI, R. Pluralismo Metodológico no Ensino de Ciências, Ciência & Educação, v. 9, n. 2, 2003.

GALVÃO, I. C. M.; MONTEIRO, I. C. C.; MONTEIRO, M. A. O. A. pluralismo metodológico e o desenvolvimento da argumentação científica no ensino de física, Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v. 15, n. 1, 2020.

Downloads

Publicado

2024-04-10

Como Citar

PIERONI, Bruno Paquier; PIRATELO, Marcus Vinicius Martinez; IACHEL, Gustavo. PLURALISMO METODOLÓGICO NO ENSINO DE ASTRONOMIA: TENDÊNCIAS INFERIDAS A PARTIR DA ANÁLISE DE PUBLICAÇÕES NACIONAIS. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 32–39, 2024. DOI: 10.26512/rpf.v8i1.53326. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/53326. Acesso em: 1 maio. 2024.