A REALIDADE VIRTUAL NO ENSINO DE FÍSICA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v8i1.53301Palavras-chave:
Tecnologia educational. Imersão. Análise de conteúdo.Resumo
Neste trabalho, o objetivo é compreender o que tem sido produzido pelas pesquisas em ensino sobre o uso da Realidade Virtual (RV) no âmbito da Física. Nos procedimentos metodológicos, foi realizado um levantamento bibliográfico por meio dos termos "Realidade Virtual" e "Ensino de Física", em periódicos na área do Ensino de Física (Qualis A1 e A2), no campo do Ensino de Ciências e no domínio da Tecnologia (Qualis A2 e B1), bem como na Base Digital de Teses e Dissertações; os dados foram categorizados por meio da análise de conteúdo de Bardin. Buscou-se mapear a recorrência e tipos de realidade virtual contemplada nos trabalhos encontrados, identificar tendências ou lacunas de temas da Física e compreender se as pesquisas valorizaram os processos de aprendizagem na forma como trataram o conhecimento físico. Os resultados indicaram que o tema tem sido pouco pesquisado no campo da Física, sendo identificados apenas nove trabalhos no campo de busca delimitado. Destes, notou-se a predominância de trabalhos técnicos, pesquisas que desenvolveram softwares de RV para o ensino de Física; em relação aos conceitos físicos, observou-se a recorrência de materiais que contemplaram os conteúdos da Mecânica Clássica, evidenciando ausência dos outros temas. Sobre os processos de aprendizagem, todas as pesquisas se pautaram em referenciais que embasam o papel ativo e autônomo do estudante em relação à tecnologia, reforçando a necessidade de um ensino que faça sentido e traga significado ao conhecimento físico abordado.
Downloads
Referências
MEDEIROS. A; MEDEIROS. C. F. Possibilidades e Limitações das Simulações Computacionais no Ensino da Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 24, no. 2, p. 77-86, jun., 2002
PARREIRA, R. T. et al. Sistema de Ensino de Física Óptica Geométrica da Reflexão em Espelhos Usando Realidade Virtual. Anais do WRVA, p. 214-218, 2010.
FIOLHAIS, C.; TRINDADE, J. Física no Computador: o Computador como uma Ferramenta no Ensino e na Aprendizagem das Ciências Físicas. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, n. 3, p. 259-272, 2003.
MAYER, E. R. The Cambridge Handbook of multimedia learning. 2 ed. New York: Cambridge University Press, 2014.
MISHRA, Punya; KOEHLER, Matthew J.; KERELUIK, Kristen. Looking back to the future of educational technology. TechTrends, v. 53, n. 5, p. 49, 2009
MORAN, J. M. A contribuição das tecnologias para uma educação inovadora. Revista Contrapontos, v. 4, n. 2, p. 347-356, 2004.
CARVALHO, L. J.; GUIMARÃES, C. R. P. Tecnologia: um recurso facilitador do ensino de Ciências e Biologia. Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional, v. 9, n. 1, 2016.
BARDIN. L. Análise de conteúdo. Lisboa: Editora Edições 70, 1977
MOREIRA, M. A. O que é afinal aprendizagem significativa? Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais, Instituto de Física, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, MT, v. 23, 2012.
MOREIRA, M. A. Uma análise crítica do ensino de Física. Estudos avançados, v. 32, n. 94, p. 73-80, 2018.
FRANÇA, C. R. O Potencial da Realidade Virtual e Aumentada na Concepção de Objeto de Visualização para Aprendizagem De Física. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, p. 240, 2019.
FRANÇA, C.; SILVA, T. A realidade virtual e aumentada dedicada ao processo ensino-aprendizagem de física: socialização da concepção e validação do aplicativo RVA_360 – Momento Angular. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v.13, n. 1, p. 142-169, jan./abr. 2020. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect>. Acesso em: 10 de abril de 2021
RODRIGUES, L. O. R. O uso da Realidade Virtual como auxilio à resolução de problemas de movimentos oscilatórios. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Roraima. Boa Vista, p. 132, 2019
RODRIGUES, G. P.; PORTO, C. M.. Realidade virtual: conceitos, evolução, dispositivos e aplicações. Educação, v. 1, n. 3, p. 97-109, 2013.
RAPOSO, A. B. et al. Visão Estereoscópica, Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Colaboração. XXIII JAI–Jornada de Automatização em Informática, Capítulo, v. 8, 2004.
BURDEA, G.; COIFFET, P. Virtual Reality Technology. John Wiley & Sons, New York, NY, 1994.
ARAUJO, J. C. Uso de realidade virtual e aumentada na visualização do fluxo do campo magnético de um motor de indução monofásico. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia. 2008.
SANTOS, J. C.; DICKMAN, A. G. Experimentos reais e virtuais: proposta para o ensino de eletricidade no nível médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 41, n. 1, 2019.
SANTOS, A. V.; SANTOS, S. R.; FRAGA, L. M. Sistema de realidade virtual para simulação e visualização de cargas pontuais discretas e seu campo elétrico. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 24, n. 2, p. 185-195, 2002.
SANTOS, R. P. Virtual, Real ou Surreal? A Física do Second Life. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 6, n. 1, 2008.
SCALCO, R. Controle do cursor tridimensional via Wii Remote em ambiente de realidade virtual para o ensino de Física. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, p. 148, 2015.
BEZERRA, J. C. A Realidade Virtual como ferramenta didática para o ensino de Astronomia e Cosmologia na educação básica. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, p. 129, 2018
SOUZA, D. S. Teoria da Relatividade Restrita: uma Sequência Didática para o ensino médio abordando os conceitos de aberração da luz, contração espacial de Lorentz, efeitos Doppler, Terrell e Penrose. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Espírito Santo. São Mateus, p.184, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).