O USO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE TÓPICOS DE CALORIMETRIA
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v8i1.53300Palavras-chave:
Jogos. Ensino de Física. Sociointeracionismo.Resumo
Professores e pesquisadores da área do Ensino de Física têm concepções que se alinham, no que se refere-se à importância da inserção de jogos educativos no contexto escolar, ancorados em subsídios teóricos consistentes. Nesse sentido, o presente trabalho assumiu como problema de pesquisa: Como o uso de jogos influencia na participação e interesse dos discentes nas aulas de física? E como objetivo, buscou-se investigar como o uso de jogos corrobora para participação e interesse
de estudantes nas aulas de física. As turmas, em que os jogos foram implementados, dizem respeito respectivamente ao 2ž ano B e C do Ensino Médio de uma escola pública do município de Itabaiana, Sergipe. Os instrumentos de constituição de dados consistiram nos registros feitos em diários de bordo pelas pesquisadoras e na aplicação de um questionário aberto aos estudantes de ambas as turmas. A compreensão dos dados foi pautada na análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados indicam que o jogo, proposto e implementado, corroborou para incentivar a participação e interesse dos estudantes de ambas as turmas pois permitiu que conceitos físicos fossem trabalhados de uma maneira divertida, interativa, participativa, competitiva e lúdica.
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