O USO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE TÓPICOS DE CALORIMETRIA

Autores

  • Milene Rodrigues Martins Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Paloma Farias Oliveira Universidade Federal de Sergipe
  • Letícia de Jesus Oliveira Universidade Federal de Sergipe
  • Jackeline Rocha Santos
  • Gerson Souza Menezes

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v8i1.53300

Palavras-chave:

Jogos. Ensino de Física. Sociointeracionismo.

Resumo

Professores e pesquisadores da área do Ensino de Física têm concepções que se alinham, no que se refere-se à importância da inserção de jogos educativos no contexto escolar, ancorados em subsídios teóricos consistentes. Nesse sentido, o presente trabalho assumiu como problema de pesquisa: Como o uso de jogos influencia na participação e interesse dos discentes nas aulas de física? E como objetivo, buscou-se investigar como o uso de jogos corrobora para participação e interesse
de estudantes nas aulas de física. As turmas, em que os jogos foram implementados, dizem respeito respectivamente ao 2ž ano B e C do Ensino Médio de uma escola pública do município de Itabaiana, Sergipe. Os instrumentos de constituição de dados consistiram nos registros feitos em diários de bordo pelas pesquisadoras e na aplicação de um questionário aberto aos estudantes de ambas as turmas. A compreensão dos dados foi pautada na análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados indicam que o jogo, proposto e implementado, corroborou para incentivar a participação e interesse dos estudantes de ambas as turmas pois permitiu que conceitos físicos fossem trabalhados de uma maneira divertida, interativa, participativa, competitiva e lúdica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

CARVALHO, A.M.P. O ensino de ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In. CARVALHO, A.M.P (Org). Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2014.

CARVALHO, A.M.P; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 2011.

FIALHO, N. N. Jogos no Ensino de Química e Biologia. Curitiba: IBPEX, 2007.

FONTES, A.S; RAMOS, F.P; SCHWER, R.C. CARGNIN, C. Jogos Adaptados para o ensino de física. Ensino, Saúde e Ambiente, Niterói v. 9, n. 3, p. 226-248, 2016.

KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Cortez: São Paulo, 1996.

MOREIRA, M.A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: E.P.U, 2011.

PEREIRA, R.F. A importância da formação de professores. In. PEREIRA, R.F; BATISTA, M.C (Orgs.). Montagem de experimentos didáticos e possibilidades no ensino de física. Maringá: Massoni, 2017.

PEREIRA, R. F.; FUSINATO, P. A.; NEVES, M. C. D. Desenvolvendo um jogo de tabuleiro para o ensino de física. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, VII, 2009, Florianópolis. Atas... Florianópolis: UFSC, 2009.

STUDART, N. Inovando a Ensinagem de Física com Metodologias Ativas. Revista do Professor de Física, Brasília v. 3, n. 3, p. 1-24, 2019.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

YAMAZAKI, S. C.; YAMAZAKI, R. M. O. Jogos para o ensino de física, química e biologia: elaboração e utilização espontânea ou método teoricamente fundamentado? R.B.E.C.T. Curitiba, v 7, n.1, 2014.

Downloads

Publicado

2024-04-10

Como Citar

MARTINS , Milene Rodrigues; OLIVEIRA, Paloma Farias; OLIVEIRA, Letícia de Jesus; SANTOS, Jackeline Rocha; MENEZES, Gerson Souza. O USO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE TÓPICOS DE CALORIMETRIA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 164–172, 2024. DOI: 10.26512/rpf.v8i1.53300. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/53300. Acesso em: 30 abr. 2024.