O USO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE TÓPICOS DE CALORIMETRIA

Autores

  • Milene Rodrigues Martins Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Paloma Farias Oliveira Universidade Federal de Sergipe
  • Letícia de Jesus Oliveira Universidade Federal de Sergipe
  • Jackeline Rocha Santos
  • Gerson Souza Menezes

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v8i1.53300

Palavras-chave:

Jogos. Ensino de Física. Sociointeracionismo.

Resumo

Professores e pesquisadores da área do Ensino de Física têm concepções que se alinham, no que se refere-se à importância da inserção de jogos educativos no contexto escolar, ancorados em subsídios teóricos consistentes. Nesse sentido, o presente trabalho assumiu como problema de pesquisa: Como o uso de jogos influencia na participação e interesse dos discentes nas aulas de física? E como objetivo, buscou-se investigar como o uso de jogos corrobora para participação e interesse
de estudantes nas aulas de física. As turmas, em que os jogos foram implementados, dizem respeito respectivamente ao 2ž ano B e C do Ensino Médio de uma escola pública do município de Itabaiana, Sergipe. Os instrumentos de constituição de dados consistiram nos registros feitos em diários de bordo pelas pesquisadoras e na aplicação de um questionário aberto aos estudantes de ambas as turmas. A compreensão dos dados foi pautada na análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados indicam que o jogo, proposto e implementado, corroborou para incentivar a participação e interesse dos estudantes de ambas as turmas pois permitiu que conceitos físicos fossem trabalhados de uma maneira divertida, interativa, participativa, competitiva e lúdica.

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Publicado

2024-04-10

Como Citar

MARTINS , Milene Rodrigues; OLIVEIRA, Paloma Farias; OLIVEIRA, Letícia de Jesus; SANTOS, Jackeline Rocha; MENEZES, Gerson Souza. O USO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE TÓPICOS DE CALORIMETRIA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 164–172, 2024. DOI: 10.26512/rpf.v8i1.53300. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/53300. Acesso em: 9 nov. 2024.