CONSTRUÇÃO E APLICAÇÕES DE UMA ESFERA ARMILAR DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA

Autores

  • Anderson Giovani Trogello SEED - Paraná
  • Marcos UEM
  • Langhi UNESP - Bauru

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v8i1.53293

Palavras-chave:

Ensino de astronomia. Objeto de aprendizagem. Ensino de Ciências. Educação em Astronomia. Concepções alternativas.

Resumo

A Astronomia vem fascinando a humanidade ao longo dos tempos. O estudo e descrição dos astros
permitiu as sociedades já na antiguidade compreender os fenômenos mais corriqueiros, relacionados a agricultura, estações sazonais, alternância de datas, meses e anos, esfericidade da Terra
entre outros conceitos. Além disso, durante a história foram desenvolvidos objetos tecnológicos
relacionados aos estudos celestes importantes para o desenvolvimento daquelas sociedades; dentre
estas ferramentas destaca-se, neste trabalho, a produção da Esfera Armilar. Objeto milenar que
foi utilizado para simulações do movimento da esfera celeste. Tal objeto é disposto aqui em uma
proposição alternativa e de construção de baixo custo que pode contribuir com educadores na
abordagem de diferentes conceitos em sala de aula. Aulas estas que ainda fomentam a consolidação
de concepções alternativas relacionadas ao ensino de conceitos astronômicos. Neste sentido, este
trabalho vem propor a construção do objeto de aprendizagem denominado Esfera Armilar Didática
EAD. O desenvolvimento deste trabalho perfaz-se pela pesquisa bibliográfica e de materiais, bem
como o desenvolvimento de protótipos que resultaram em um modelo didático de baixo custo e
montagem possível pelo leitor/professor. Além disso, no decorrer deste documento são apresentadas
possibilidades de aplicações que favorecem o ensino de vários conceitos relacionados à Astronomia,
tais como: movimento aparente do Sol, esfera celeste, predição horária do nascimento e ponte
solar para qualquer latitude. Neste sentido, é objetivado que o leitor ao findar o conhecimento
desta investigação construa seu próprio objeto e que possa utilizá-lo em ambientes de ensino e
aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Alceu Ferreira; CAGNON, José Angelo. DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE UM SISTEMA DE POSICIO-NAMENTO AUTOMÁTICO PARA PAINÉIS FOTOVOLTAICOS. Energia na Agricultura, v. 25, n. 2, 2010.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 3 jan. 2023.

DA SILVA, Josie Agatha Parrilha; NEVES, Marcos Cesar Danhoni. A perspectiva anamórfica de Hans Holbein: o início da perspectiva preparatória de Galileo e Cigoli no Sidereus Nuncius. 2011.

Gangui, Alejandro. La esfera armilar. Ciencia en el aula, v.22, n. 130, 2012, p. 38-41.

GARCÍA BARROS, S. et al. La Astronomía en textos escolares de educación primaria. Enseñanza de las Ciencias, v. 15, n. 2, 1997, p. 225-232.

JACQUES, Andressa Melo; MARRANGHELLO, Guilherme Frederico. O Cruzeiro do Sul na sala de aula. Revista Educar Mais, v. 7, p. 108-123, 2023.

LIMA, Melina Silva de; FARIAS, Luiz Marcio Santos; MARTIN, Vera Aparecida Fernandes. A engenharia didática na construção e utilização de esferas armilares: perspectiva histórica no ensino de conceitos de astronomia e de matemática. Anais V Simpósio Nacional de

Educação em Astronomia, Londrina, PR, 2018.

LONGHINI, Marcos Daniel; DE DEUS MENEZES, Leonardo Donizette. OBJETO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ASTRONOMIA: ALGUMAS SITUAÇÕESPROBLEMA PROPOSTAS A PARTIR DO SOFTWARE STELLARIUM. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 27, n. 3, 2010.

OLIVEIRA, Edilene França de; VOELZKE, Marcos Rincon; AMARAL, Luis Henrique. Percepção astronômica de um grupo de alunos do ensino médio da rede estadual de São Paulo da cidade de Suzano. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia-RELEA, n. 4,

, p. 79-99.

PRADO, A. F. O que há neste Diário? A mobilização de saberes docentes durante um curso de Astronomia para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação), Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista Julio de

Mesquita Filho", Bauru, 2019.

SOBREIRA, P. H. A. Aplicação de modelos tridimensionais para o ensino de fusos horários. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia. N. 13, 2012, p. 7-30.

TROGELLO, Anderson Giovani; NEVES, Marcos Cesar Danhoni; DA SILVA, Sani de Carvalho Rutz. A sombra de um gnômon ao longo de um ano: observações rotineiras eo ensino do movimento aparente do sol e das quatro estações. Revista Latino-Americana de Educação

em Astronomia - RELEA, n.16, p.7-26, 2013.

Downloads

Publicado

2024-04-10

Como Citar

GIOVANI TROGELLO, Anderson; CESAR DANHONI NEVES, Marcos; LANGHI, Rodolfo. CONSTRUÇÃO E APLICAÇÕES DE UMA ESFERA ARMILAR DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 40–64, 2024. DOI: 10.26512/rpf.v8i1.53293. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/53293. Acesso em: 21 nov. 2024.