Analisando as Potencialidades da Inteligência Artificial na Criação de Materiais Didáticos para o Ensino de Física

Autores

  • Manoel Salvino de Lima Netto Instituto Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v8i2.52289

Palavras-chave:

Tecnologia educacional. Recursos didáticos. Chat GPT.

Resumo

Este artigo aborda a utilização da inteligência artificial (IA) para a produção de materiais
didáticos de Física, com ênfase na análise do comportamento gerado e no impacto
resultante nas práticas de ensino. A metodologia empregada fundamenta-se em técnicas de
processamento de linguagem natural (NLP) e visa utilizar o chatbot do Chat GPT- 3.5 para
gerar conteúdo educacional, e adicionalmente, foi utilizado o recurso links compartilhados,
pois tem-se a oportunidade de permitir que os próximos colaboradores possam continuar
exatamente do mesmo ponto de resposta do chat produzida. Os principais resultados
apontam para a redução significativa do tempo necessário para a elaboração de materiais
didáticos por parte dos professores, uma vez que a IA pode agilizar o processo de criação
e formatação. Além disso, a IA demonstrou não só aptidão para adaptar suas respostas
conforme as diferentes áreas da física, mas como também uma evidente capacidade de
assimilar equações de primeiro grau no contexto da física. A capacidade da IA em gerar
respostas precisas e relevantes, em consonância com o conteúdo abordado, resulta em
materiais mais ajustados à realidade e, consequentemente, melhora a experiência
educacional tanto no ponto de vista do professor quanto do estudante.

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Biografia do Autor

Manoel Salvino de Lima Netto, Instituto Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (2020). Especialização em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (2022). Mestrando do Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (2024). Atualmente é Professor Efetivo de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias inovadoras e formação de professores.

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Publicado

2024-07-02

Como Citar

SALVINO DE LIMA NETTO, Manoel. Analisando as Potencialidades da Inteligência Artificial na Criação de Materiais Didáticos para o Ensino de Física. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 41–53, 2024. DOI: 10.26512/rpf.v8i2.52289. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/52289. Acesso em: 21 dez. 2024.