Analisando as Potencialidades da Inteligência Artificial na Criação de Materiais Didáticos para o Ensino de Física
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v8i2.52289Palavras-chave:
Tecnologia educacional. Recursos didáticos. Chat GPT.Resumo
Este artigo aborda a utilização da inteligência artificial (IA) para a produção de materiais
didáticos de Física, com ênfase na análise do comportamento gerado e no impacto
resultante nas práticas de ensino. A metodologia empregada fundamenta-se em técnicas de
processamento de linguagem natural (NLP) e visa utilizar o chatbot do Chat GPT- 3.5 para
gerar conteúdo educacional, e adicionalmente, foi utilizado o recurso links compartilhados,
pois tem-se a oportunidade de permitir que os próximos colaboradores possam continuar
exatamente do mesmo ponto de resposta do chat produzida. Os principais resultados
apontam para a redução significativa do tempo necessário para a elaboração de materiais
didáticos por parte dos professores, uma vez que a IA pode agilizar o processo de criação
e formatação. Além disso, a IA demonstrou não só aptidão para adaptar suas respostas
conforme as diferentes áreas da física, mas como também uma evidente capacidade de
assimilar equações de primeiro grau no contexto da física. A capacidade da IA em gerar
respostas precisas e relevantes, em consonância com o conteúdo abordado, resulta em
materiais mais ajustados à realidade e, consequentemente, melhora a experiência
educacional tanto no ponto de vista do professor quanto do estudante.
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