Analisando as Potencialidades da Inteligência Artificial na Criação de Materiais Didáticos para o Ensino de Física

Autores

  • Manoel Salvino de Lima Netto Instituto Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v8i2.52289

Palavras-chave:

Tecnologia educacional. Recursos didáticos. Chat GPT.

Resumo

Este artigo aborda a utilização da inteligência artificial (IA) para a produção de materiais
didáticos de Física, com ênfase na análise do comportamento gerado e no impacto
resultante nas práticas de ensino. A metodologia empregada fundamenta-se em técnicas de
processamento de linguagem natural (NLP) e visa utilizar o chatbot do Chat GPT- 3.5 para
gerar conteúdo educacional, e adicionalmente, foi utilizado o recurso links compartilhados,
pois tem-se a oportunidade de permitir que os próximos colaboradores possam continuar
exatamente do mesmo ponto de resposta do chat produzida. Os principais resultados
apontam para a redução significativa do tempo necessário para a elaboração de materiais
didáticos por parte dos professores, uma vez que a IA pode agilizar o processo de criação
e formatação. Além disso, a IA demonstrou não só aptidão para adaptar suas respostas
conforme as diferentes áreas da física, mas como também uma evidente capacidade de
assimilar equações de primeiro grau no contexto da física. A capacidade da IA em gerar
respostas precisas e relevantes, em consonância com o conteúdo abordado, resulta em
materiais mais ajustados à realidade e, consequentemente, melhora a experiência
educacional tanto no ponto de vista do professor quanto do estudante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Salvino de Lima Netto, Instituto Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (2020). Especialização em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (2022). Mestrando do Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (2024). Atualmente é Professor Efetivo de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias inovadoras e formação de professores.

Referências

GOMES, D. dos S. Inteligência Artificial: conceitos e aplicações. Revista Olhar Científico, v. 1, n. 2, p. 234-246, 2010.

ChatGPT nos estudos? A nova era educacional pós-inteligência artificial. Disponível em: https://exame.com/future-of-money/chatgpt-nos-estudos-a-nova-eraeducacional-pos-inteligencia-artificial/. Acesso em: 14 ago. 2023.

KIRMANI, A. R. Artificial intelligence-enabled science poetry. ACS Energy Letters, v. 8, n. 1, p. 574-576, 2022.

CELIK, I. et al. The promises and challenges of artificial intelligence for teachers: A systematic review of research. TechTrends, v. 66, n. 4, p. 616-630, 2022.

AUGUSTO, T. G. S.; CALDEIRA, A. M. Dificuldades para a implantação de práticas interdisciplinares em escolas estaduais, apontadas por professores da área de ciências da natureza. Investigações em Ensino de Ciências, v. 12, n. 1, p. 139-154, 2007.

ANDRADE, M. L. F,; MASSABNI, V.G. O desenvolvimento de atividades práticas na escola: um desafio para os professores de ciências. Ciência & educação, v. 17, n. 04, p. 835-854, 2011.

ROSSONI, L.; CHAT, G. P. T. A inteligência artificial e eu: escrevendo o editorial juntamente com o ChatGPT. Revista eletrônica de ciência administrativa, v. 21, n. 3, p. 399-405, 2022.

Ma, ZH., Hwang, WY. & Shih, T.K. Effects of a peer tutor recommender system (PTRS) with machine learning and automated assessment on vocational high school students' computer application operating skills. J. Comput. Educ. 7, 435–462 (2020). https://doi.org/10.1007/s40692-020-00162-9

FERREIRA, H. et al. Introduzindo aprendizado de máquina em cursos de física: o caso do rolamento no plano inclinado. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 44, 2022. ChatGPT Shared Links FAQ | OpenAI Help Center. 2023. Disponível em: https://help.openai.com/en/articles/7925741-chatgpt-shared-links-faq.

EINSTEIN, A. Sobre a eletrodinâmica dos corpos em movimento. 1905.Young T. 1802 II. The Bakerian Lecture. On the theory of light and colours. Phil. Trans. R. Soc.92: 12–48

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - MATRIZ DE REFERÊNCIA ENEM. Disponível em: https://download.inep.gov.br/download/enem/matriz_referencia.pdf

Downloads

Publicado

2024-07-02

Como Citar

SALVINO DE LIMA NETTO, Manoel. Analisando as Potencialidades da Inteligência Artificial na Criação de Materiais Didáticos para o Ensino de Física. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 41–53, 2024. DOI: 10.26512/rpf.v8i2.52289. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/52289. Acesso em: 21 nov. 2024.