DISCUTINDO CONCEITOS DE FÍSICA ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO DA TRAGÉDIA DO TITANIC

Autores

  • Iraziet Cunha Charret Universidade Federal de Lavras
  • Yuri Martins Alves Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v9i1.51787

Palavras-chave:

Física forense. Ensino de Física. Investigação. Problematização. Resolução de problemas.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta didática abordando conteúdos de Física presentes no currículo escolar do Ensino Médio através da utilização do filme Titanic. Os estudantes deverão se passar por peritos e investigar as causas do acidente a partir de algumas cenas do filme. A proposta está baseada em algumas metodologias de ensino, como: ensino por investigação, ensino por argumentação, ensino por problematização e resolução de problemas, além de aspectos relacionados à Ciência Forense. Para elaboração da proposta foi feita uma revisão bibliográfica, com um levantamento de outras propostas de ensino semelhantes, que são discutidas e que nos serviram de base. Os problemas de investigação são apresentados e uma possibilidade de sequência de ensino utilizando-os é discutida no final do trabalho. A proposta aqui apresentada não foi implementada em sala de aula, muito pelo fato da mesma ter sido desenvolvida durante a pandemia de Covid-19, o que dificultou de forma considerável o contato presencial com a sala de aula. Ao final apresentamos algumas considerações, onde fazemos um relato a respeito dos pontos relevantes do trabalho como um todo.

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Publicado

2025-02-17

Como Citar

CHARRET, Iraziet Cunha; MARTINS ALVES, Yuri. DISCUTINDO CONCEITOS DE FÍSICA ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO DA TRAGÉDIA DO TITANIC. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 255–280, 2025. DOI: 10.26512/rpf.v9i1.51787. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/51787. Acesso em: 2 abr. 2025.